Busca avançada
Ano de início
Entree

A Escola Normal e a formação da elite intelectual da cidade de São Carlos (1911 - 1930): um estudo dos valores republicanos da época.

Processo: 07/05729-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2008
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Alessandra Arce Hai
Beneficiário:Belissa Do Pinho Jambersi
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):História da educação   República

Resumo

Este trabalho de pesquisa partiu de nosso envolvimento a cerca de um ano com o projeto de extensão “Recuperação, conservação e organização do acervo documental e bibliográfico da Escola Estadual Álvaro Guião”, sob coordenação de minha orientadora. Este trabalho de extensão é realizado em parceria com a Unidade de Educação, Informação e Memória do Centro de Educação e Ciências Humanas da UFSCar, e com a direção da Escola Álvaro Guião de São Carlos, tombada pelo patrimônio nacional. Objetiva-se com esse esforço conjunto recuperar, conservar e organizar seu acervo documental e bibliográfico da Antiga Escola Normal de São Carlos. Acervo esse constituído por mais de 3000 livros (dentre eles encontram-se obras datadas do século XVI, XVII, XVIII, XIX e XX) e milhares de documentos administrativos desde a fundação da escola até os dias atuais. O acesso a essas obras nos trouxe a perplexidade diante do precioso material que manipulávamos todos os dias, encontramos obras que influenciaram e influenciam até hoje a formação de professores no Brasil. Cresceu, assim, o interesse em conhecer mais do passado da Instituição em que trabalhamos. Encontramos poucos trabalhos e a escassez dos estudos nos fez desejar pesquisar a importância do papel da Escola Álvaro Guião. Como o intuito de contribuirmos para a reconstrução desse passado tão recente, voltamos, então, nossos estudos para a compreensão de como essa escola no período republicano brasileiro formou a elite da cidade de São Carlos. Para tanto, essa pesquisa investigará as grades curriculares, bem como demais documentos (como cadernos de professores, boletins de alunos, atas de reuniões docentes, bibliografia utilizada nos cursos de formação de professores, e outras fontes primárias necessárias aos objetivos desse projeto) procurando compreender e analisar como os ideais republicanos apareciam na formação das jovens normalistas são-carlenses.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)