Busca avançada
Ano de início
Entree

Compreensao de leitura em surdos: trabalho fonoaudiologico com a tecnica scaffolding.

Processo: 05/58210-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2006
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2007
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Maria Silvia Cárnio
Beneficiário:Daniela Novato Silva
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Surdez   Escrita   Leitura

Resumo

A maioria dos surdos tem dificuldade na compreensão e produção texto escrito, principalmente pela falta de uma base linguística bem estabelecida seja ela em língua oral ou em língua de sinais (Cárnio et al., 2000). Este estudo tem por objetivo verificar a evolução da compreensão de leitura de adolescentes surdos por meio de um trabalho fonoaudiológico de recontagem em Libras de histórias infanto-juvenis, com base na técnica de "Scaffolding" (Arcabouço) proposta por Paul R. Hoffman (1997). São sujeitos dessa pesquisa dez adolescentes surdos que freqüentam terapia fonoaudiológica no Laboratório de Investigação Fonoaudiológica em Leitura e Escrita do Curso de Fonoaudiologia da FMUSP, de ambos os sexos, com idade variando entre 9 e 16 anos, escolaridade variando entre 2.ª série do Ensino Fundamental à 1.ª série do Ensino Médio, porém com nível funcional de leitura muito próximo, sendo a maioria estudantes de escola ou classe especial, com um baixo nível sócio-econômico. A maioria apresenta perda auditiva neurossensorial profunda em ambas as orelhas. Os sujeitos estão sendo atendidos em terapia fonoaudiológica, com a aplicação da técnica de 'Scaffolding', realizando-se filmagens esporádicas do processo terapêutico. Os sujeitos já foram avaliados quanto à compreensão de leitura antes do programa terapêutico e serão avaliados novamente ao final da pesquisa através de um protocolo adaptado de Castillo (1999). Os dados serão encaminhados para tratamento estatístico e serão avaliados através de análises qualitativa. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)