Busca avançada
Ano de início
Entree

Aedes aegypti (Diptera: Culicidae): monitoramento de vírus da dengue e genética de populações

Processo: 03/12746-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2004
Vigência (Término): 31 de março de 2006
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Parasitologia - Entomologia e Malacologia de Parasitos e Vetores
Pesquisador responsável:Paulo Eduardo Martins Ribolla
Beneficiário:Karin Kirchgatter Hildebrand
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:01/06647-9 - Aspectos moleculares na interação entre mosquito e plasmódios, AP.JP
Assunto(s):Dengue   Vírus da dengue   Aedes aegypti   Genética populacional   Repetições de microssatélites   DNA mitocondrial   Reação em cadeia da polimerase via transcriptase reversa (RT-PCR)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aedes Aegypti | Dengue | Genetica De Populacoes | Microsatelites | Mtdna | Rt-Pcr

Resumo

A dengue, doença febril causada por vírus e transmitida principalmente pelo mosquito Aedes aegypti, e um serio problema de saúde publica nos países tropicais. No Brasil, atualmente, existe transmissão em 20 Estados, com circulação dos sorotipos DEN-1, DEN-2 e DEN-3. O A. aegypti encontra-se disperso em 3.600 municípios dos 27 Estados brasileiros. No Estado de São Paulo, em 2001 houve um aumento de 17x no numero de casos autóctones de dengue notificados e transmissão em 186 municípios. A técnica de RT-PCR permite detectar e tipar o vírus da dengue em amostras clinicas e mosquitos. O monitoramento de vírus por RT-PCR em mosquitos capturados no campo e importante para vigilância e controle de novas epidemias. O estudo da genética de populações de mosquitos possibilita inferir vários eventos, tais como fluxo de genes, migração, seleção e extinção de populações. Aqui, o monitoramento, por RT-PCR, de mosquitos de municípios do Estado de São Paulo quanto à presença de vírus e o estudo da diversidade genética de populações de A. aegypti, através da analise de microsatelites e genes mitocôndrias, objetiva fornecer subsídios a o programa de controle e a vigilância da dengue no país. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)