Busca avançada
Ano de início
Entree

Impacto de novas tecnologias em ciência animal: uso da técnica de diluição isotópica no estudo do metabolismo de suínos

Processo: 06/57574-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2007
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Nutrição e Alimentação Animal
Pesquisador responsável:Dorinha Miriam Silber Schmidt Vitti
Beneficiário:José Aparecido Moreira
Instituição-sede: Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil

Resumo

Os animais monogástricos não aproveitam eficientemente o P orgânico, sendo necessário se fazer a suplementação das dietas com fontes inorgânicas de P, elevando o custo das dietas e o potencial poluidor dos dejetos de suínos. O estudo da fisiologia da digestão do fósforo permitirá o conhecimento das principais vias de excreção de P, contribuindo com a redução no uso dos fosfatos e com o impacto ambiental provocado pelo P. O experimento será desenvolvido com suínos em crescimento alimentados com diferentes fontes de fósforo (fosfato bicálcico, monobicálcico, supertriplo, supersimples, rocha catalão e ácido fosfórico). O estudo será desenvolvido com uso dos modelos de Vitti (2000) e Fernandez (1995). Os modelos biomatemáticos associados aos radioisótopos representam uma ferramenta imprescindível para o estudo do metabolismo de P, pois, representam à única possibilidade de se estudar com detalhes e precisão as vias de excreções. O uso do material radioativo baseia-se no princípio da diluição isotópica que se obtém com o equilíbrio isotópico, que é representado pela relação entre os átomos dos isótopos radioativos e estáveis. Quando se obtém o equilíbrio isotópico é possível acompanhar a trajetória do P pelo organismo dos animais. Para efetuar o estudo serão usados 21 suínos mestiços (machos castrados), com peso médio de 30 kg, em delineamento experimental de blocos ao acaso, com 7 tratamentos e 3 repetições. No primeiro dia da fase experimental serão injetados 7,4 MBq de 32P e no oitavo dia os animais serão abatidos e os tecidos do fígado, músculos, rins, coração e ossos coletados. Os seguintes parâmetros serão estimados e comparados: absorção, retenção, P endógeno que retorna ao trato gastrintestinal, P dietético absorvido, incorporado, reabsorção, balanço de P, P proveniente do osso, dos tecidos moles e do total absorvido que retorna ao trato gastrintestinal. Os dados serão analisados através dos procedimentos do SAS e espera-se constatar a via de excreção metabólica de P mais importante, as razões da sua ocorrência, qual modelo é mais adequado para o estudo e a melhor fonte de fósforo para suínos. As informações geradas poderão contribuir para diminuir o impacto ambiental provocado pelo fósforo, bem como reduzir o custo e aumentar a margem de lucro do criador. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MOREIRA, J. A.; LOPES, J. B.; VITTI, D. M. S. S.; TEIXEIRA, A. O.. Modelos matemáticos para o estudo do fluxo biológico do fósforo em suínos alimentados com dietas suplementadas com níveis crescentes de fitase. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, v. 61, n. 2, p. 420-428, . (06/57574-5, 04/14532-5)
J.A. MOREIRA; D.M.S.S. VITTI; R.M. PATINO; T.S. SILVA; I.C. BUENO; B. BERENCHTEIN. Impacto ambiental provocado pelo P em dietas suplementadas com enzima fitase e proteína ideal para suínos em crescimento: estudo do fluxo do P no metabolismo animal. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, v. 62, n. 5, p. 1206-1215, . (04/14532-5, 06/57574-5)
J.A. MOREIRA; D.M.S.S. VITTI; R.M. PATINO; B. BERENCHTEIN; T.S. SILVA. Cinética do P nos tecidos de suínos em crescimento alimentados com dietas formuladas de acordo com o conceito de proteína ideal e suplementadas com enzima fitase. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, v. 66, n. 5, p. 1577-1584, . (04/14532-5, 06/57574-5)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.