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Análise de inserção de cursos de suporte à vida para emergências não traumáticas em hospital universitário: a experiência do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Processo: 08/00883-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2008
Vigência (Término): 31 de março de 2009
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Epidemiologia
Pesquisador responsável:Antônio Pazin Filho
Beneficiário:Fábio Augusto Dévora Garrido
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Cursos de capacitação   Treinamento profissional   Simulação (aprendizagem)   Educação médica   Medicina de emergência

Resumo

Introdução: A maior divulgação da ocorrência de erros médicos e das limitações do ensino convencional tem gerado forte pressão da sociedade para melhoria da educação médica, angariando espaço para a inserção de novas técnicas de ensino como a simulação. Em que se pese o apelo para sua utilização, ainda há carência de informação sobre o impacto desta técnica nas diversas situações de ensino. O curso de Suporte Avançado de Vida em Cardiologia ou "Advanced Cardiac Life Support" (SAVC/ACLS) introduzido no Brasil há 15 anos, é dedicado ao tratamento de emergências cardio-vasculares e utiliza técnicas de Ensino Baseado em Tarefas e Simulação no treinamento de equipes de saúde. Em Ribeirão Preto, o Centro de Treinamento do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP aplica este curso há 9 anos, com documentação exaustiva das características e do desempenho cognitivo e em habilidades dos alunos. Métodos: Os dados coletados dos aproximadamente 3650 alunos que realizaram o curso de SAVC ministrado pelo Centro de Treinamento entre os anos de 2000 e 2006 serão inseridos em banco de dados desenvolvido na plataforma Microsoft Access especialmente para o estudo. Durante análise dos dados, pretende-se identificar variáveis geográficas, profissionais e metodológicas utilizadas no curso que influenciem no desempenho do aluno. Para a comparação das variáveis categóricas, utilizar-se-á o teste de Fisher para a diferença entre dois grupos e o teste do Qui-Quadrado para a diferença entre vários grupos. Para a comparação das variáveis contínuas não-pareadas, será utilizado o teste t de Student paramétrico ao se comparar dois grupos e análise de variância (ANOVA) para a comparação entre três ou mais grupos, aplicando-se o pós-teste de Bonferroni para múltiplas comparações. Será utilizada a regressão linear e/ou logística múltipla conforme a natureza do desfecho para a comparação entre as turmas realizadas antes e após a modificação da metodologia do curso em 2003. Para todos os testes utilizados, considerar-se-á significância estatística um valor de p < 0,05. Implicações: Identificar e mensurar as variáveis preditoras de desempenho no curso de SAVC em relação à aprovação do aluno nas provas prática e teórica poderá contribuir para o aprimoramento contínuo de sua metodologia.

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GARRIDO, F. D.; ROMANO, M. M. D.; SCHMIDT, A.; PAZIN-FILHO, A. Can course format influence the performance of students in an advanced cardiac life support (ACLS) program?. Brazilian Journal of Medical and Biological Research, v. 44, n. 1, p. 23-28, JAN 2011. Citações Web of Science: 2.

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