Busca avançada
Ano de início
Entree

Acao do estrogeno e triiodotironina na expressao genica da amphiregulin (ar) em linhagem celular da carcinoma de mama mcf-7.

Processo: 07/50278-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2007
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Humana e Médica
Pesquisador responsável:Celia Regina Nogueira
Beneficiário:Ana Carolina Machado Poppe
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FMB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Tri-iodotironina   Neoplasias mamárias   Estrógenos

Resumo

O crescimento e o desenvolvimento das mamas requerem a ação coordenada de muitos hormônios. Sabe-se que o E2 e o status hormonal da paciente é Importante para a proliferação e o tratamento do câncer de mama. Quanto ao HT, apesar dos estudos epidemiológicos serem ainda contraditórios em relação a sua influência, estudos laboratoriais demonstram sua capacidade de aumentar a proliferação de células em câncer de mama com ER positivo, induzindo a expressão de genes normalmente estimulados por E2. Nosso objetivo é estudar a expressão não genômica no tratamento por HT e por E2 do gene Amphiregulin em linhagem celular de câncer de mama ER positivo. Para tanto realizaremos o tratamento em curtos períodos de tempo (10min; 30min; 1hora; 4horas). A extração de mRNA será feita pelo método Trizol e a expressão gênica será realizada por PCR em tempo real. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)