Busca avançada
Ano de início
Entree

Contos, de Saki: o bicho-homem e outros bichos em algumas histórias de H. H. Munro

Processo: 08/50778-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2008
Vigência (Término): 31 de maio de 2011
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Teoria Literária
Pesquisador responsável:Fábio Rigatto de Souza Andrade
Beneficiário:André Luis Rodrigues
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Literatura inglesa   Conto   Escritores   Natureza   Burguesia   Era Vitoriana   Era Eduardiana   Sátira e humor (literatura)

Resumo

O estudo da obra do escritor inglês Hector Hugh Munro (Saki) que aqui se propõe compreende a tradução de um conjunto de suas "short stories" para o português, uma apresentação do escritor ao público brasileiro e uma análise crítico-interpretativo de sua produção literária. Esta última terá como questão central e abrangente as tensões entre natureza e sociedade, presentes ao longo de toda a sua obra, que pretendem ser abordadas a partir de alguns dos modos com que se particularizam nos contos, como a ridicularização da sociedade burguesa vitoriana e edwardiana, a crítica mordaz à educação e aos didatismos de todos os tipos, e a onipresença de animais e crianças nas histórias, com freqüência relacionada de algum modo com o confronto entre o selvagem e o civilizado ou domesticado. Ao humor e ao que tem sido visto como crueldade do escritor será concedida especial atenção, não apenas do ponto de vista de seus alvos, mas como elementos estruturantes de narrativas curtas, concisas e de uma precisão exemplar. A apresentação de autor e obra, por sua vez, levará em conta toda a sua produção literária, sua vida e o tempo em que viveu que se estende de 1870, data de seu nascimento, até a sua morte em 1916. Por fim, os contos a serem traduzidos comporão uma antologia de algumas de suas mais significativas "short stories" e de outras que, embora não tenham atingido o mesmo nível de realização, possibilitem uma melhor compreensão dos aspectos a serem estudados na parte analítico-interpretativa do trabalho. Num caso como no outro, a maior parte das narrativas escolhidas deverá provir de "The Chronicles of Clovis" e de "Beasts and Super-Beasts", que, com outros livros publicados em vida ou póstumos, compõem a edição que enfeixa praticamente todos os contos escritos por Saki – "The Complete Short Stories". (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)