Busca avançada
Ano de início
Entree

Influencia do metabolismo oxidativo na apoptose leucocitaria de bovinos naturalmente infectados pelo virus da leucose enzootica bovina.

Processo: 08/51305-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2008
Vigência (Término): 30 de junho de 2009
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:Alice Maria Melville Paiva Della Libera
Beneficiário:Glauco Dente Gurtler
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Respiração celular   Leucose enzoótica bovina   Resposta imune   Apoptose   Bovinos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Apoptose | Bovinos | Leucose Enzootica Bovina | Metabolismo Oxidativo | Resposta Imune

Resumo

A Leucose Enzoótica Bovina (LEB) é causada por um deltaretrovírus oncogênico, e encontra-se disseminada mundialmente principalmente em rebanhos leiteiros mais especializados. Por muito tempo a LEB foi considerada como uma enfermidade que apresentava Inexpressivo impacto econômico na saúde bovina. Porém, atualmente devido às evidências de imunossupressão e recentes descrições de alterações na atividade oxidante de leucócitos em retroviroses, surgiram motivações para a investigação do equilíbrio entre as atividades oxidantes e antioxidantes e suas intersecções com o sistema imune. Desta forma, o presente estudo buscar elucidar o envolvimento do metabolismo oxidativo no desencadeamento das alterações da resposta imune, enfocando o processo apoptótico, de bovinos naturalmente infectados pelo vírus da LEB. Desta forma, objetiva-se elucidar os fatores que desencadeiam essas alterações nos diferentes estágios da doença. Para tal, serão empregadas 50 fêmeas adultas da raça holandesa divididas em grupos segundo o diagnóstico da LEB, e subdivididos conforme o resultado do leucograma, em animais com diagnóstico negativo, com diagnóstico positivo alinfocitóticos e animais com diagnóstico positivo apresentando LP, onde buscar-se-á um mínimo de cinco animais por grupo. Destes animais realizar-se-á a análise hematológica, o sorodiagnóstico, o diagnóstico pela PCR, avaliação da morte celular, e a determinação do índice de peroxidação lipídica e da glutationa reduzida. Assim, os resultados desse estudo poderão apontar para condições de maior susceptibilidade a outras enfermidades ou mesmo para a necessidade de posterior avaliação desses pacientes. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)