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Análise curricular dos cursos de psicologia da região de Ribeirão Preto: uma estratégia para compreender a formação do psicólogo para atuar na atenção básica à saúde

Processo: 06/03881-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2006
Vigência (Término): 30 de setembro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Social
Pesquisador responsável:Cristiane Paulin Simon
Beneficiário:Milena Shimada
Instituição-sede: Pró-Reitoria Adjunta de Pesquisa e Pós-Graduação. Universidade de Franca (UNIFRAN). Franca , SP, Brasil
Assunto(s):Saúde pública   Atenção primária à saúde   Promoção da saúde   Formação profissional   Psicólogos

Resumo

Nas últimas três décadas, muitas mudanças vêm ocorrendo na forma de atuação do psicólogo levantando questionamentos sobre a formação destes profissionais. Estudos sobre a atuação dos psicólogos nos serviços de saúde denunciam despreparo e falta de conhecimentos necessários para esta forma de atuação. Assim, torna-se relevante analisar a situação atual desta formação e como ela tem reagido à necessidade de transformações. Frente as discussões teóricas sobre a prática profissional do psicólogo na saúde pública, o presente estudo tem como objetivo realizar uma análise da situação atual da formação no nível de graduação em Psicologia na área da saúde através de uma caracterização das disciplinas e estágios oferecidos atualmente na formação acadêmica em Psicologia para a atuação na área de atenção básica à saúde em instituições públicas e privadas da região de Ribeirão Preto. Os dados serão levantados através de um questionário, que será enviado aos coordenadores dos cursos de graduação em Psicologia da região de Ribeirão Preto e que solicitará informações sobre disciplinas e estágios oferecidos nas áreas de Saúde e Saúde Pública pelas instituições que coordenam, bem como as ementas dessas disciplinas e estágios. Também serão utilizados como fonte de dados leis e portarias que regulamentam o atendimento na atenção básica à saúde no SUS, as Novas Diretrizes Curriculares para o Ensino de Psicologia e artigos científicos que discutem o tema central deste trabalho. Os documentos serão analisados através da perspectiva construcionista social, ou seja, como produtos sociais, buscando compreender o processo das construções sociais na Psicologia ao longo dos anos e de que maneira essas construções influenciam e cristalizam a prática do psicólogo na atenção básica a saúde.

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