Busca avançada
Ano de início
Entree

O culto ao corpo nas telenovelas e sua repercussão na sociedade: apropriações, consumo e identidades sociais

Processo: 05/58970-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2006
Vigência (Término): 30 de junho de 2007
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Ana Lúcia de Castro
Beneficiário:Juliana Do Prado
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Recepção (comunicação)   Identidade social   Sociedade de consumo   Televisão

Resumo

As telenovelas, produto cultural principal no Brasil, vêm sofrendo há algum tempo modificações tanto em suas temáticas, quanto em sua estrutura. De um gênero melodramático contido em seu início e destinado principalmente às mulheres, esse produto cultural se transforma em produto industrial mais rentável da televisão brasileira, chegando até mesmo a mobilizar outras mídias. Na cultura de massa, os modelos de representação tradicionais são substituídos - nos termos de Edgar Morin - pelos novos "Olimpianos", que no Brasil são os atores e personagens de telenovelas. As telenovelas possuem uma capacidade de orientar o comportamento e o consumo da sociedade, especificamente no que diz respeito aos cuidados com a beleza como nenhum outro produto cultural brasileiro. Talvez essa seja a maior finalidade de promover o culto ao corpo em telenovelas. O culto ao corpo tem sido muito representado já há algum tempo, entretanto, pode ser percebido mais nitidamente nas telenovelas atuais. Em uma época em que a constituição das identidades sociais passa fortemente pela aparência pessoal, o culto ao corpo, compreendido como a busca de distinção através da moda e do uso de produtos de beleza, torna-se uma das melhores estratégias de comunicabilidade das telenovelas. Ancorado nessa discussão, portanto, esse projeto visa compreender melhor os mecanismos pelos quais esse culto ao corpo orienta as pessoas na busca por sua identidade social. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)