Busca avançada
Ano de início
Entree

O mercado de crédito hipotecário e sua contribuição ao desenvolvimento econômico: evidências para a cidade de São Paulo (1864-1889)

Processo: 03/10887-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2004
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2004
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Economia - Teoria Econômica
Pesquisador responsável:Renato Leite Marcondes
Beneficiário:Paulo Rogerio Rodrigues Maduro Junior
Instituição-sede: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Desenvolvimento econômico   Crédito hipotecário   São Paulo (SP)

Resumo

No início da segunda metade do século XIX, teve início no Brasil um intenso processo de transformação social que possibilitou, por meio do advento do Código Comercial, da Lei de Terras (1850) e da Lei de Hipotecas (1864) e suas disposições posteriores, o desenvolvimento de um mercado de crédito hipotecário, potencializado pela liberação dos recursos do tráfico de escravos. Nesse sentido, este trabalho tentará elucidar importantes questões não contempladas com a devida importância pela historiografia. Essas questões versam sobre o próprio mercado, principalmente as origens e as conformações do capital financiador (valores, taxas de juros e prazos), bem como as interações com o desenvolvimento econômico da cidade de São Paulo e as atividades empreendidas (ofícios, pequenas atividades comerciais, lavouras, manufaturas e artes na capital), que por sua vez são bastante distintas das praticadas nas outras localidades para as quais existem estudos sobre o mercado de crédito (áreas predominantemente cafeeiras). Uma atenção especial deverá ser dedicada a dinâmica temporal do crédito, bem como suas conformações ao longo do período (1864-1889). Espera-se que tal financiamento não apenas tenha contribuído com maiores recursos para os gastos dos moradores da cidade, mas tenha também condicionado a natureza das atividades econômicas desenvolvidas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)