Busca avançada
Ano de início
Entree

Imputs, processos e resultados: avaliacao de um servico de orientacao profissional sob a perspectiva de ex-clientes.

Processo: 07/52077-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2007
Vigência (Término): 31 de maio de 2009
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Fundamentos e Medidas da Psicologia
Pesquisador responsável:Lucy Leal Melo-Silva
Beneficiário:Marina Noronha Ferraz de Arruda Colli
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Orientação vocacional

Resumo

Considerando a importância da avaliação de serviços psicológicos oferecidos à população, o presente estudo tem como objetivo continuar a avaliação da intervenção em Orientação Profissional desenvolvida pelo Serviço de Orientação Profissional (SOP) do Centro de Pesquisa e Psicologia Aplicada (CPA), do Departamento de Psicologia e Educação, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP), da Universidade de São Paulo, anteriormente realizada por Almeida, Loosli e Fraga, em três projetos de iniciação científica. Neste projeto, a avaliação será proposta aos ex-clientes do SOP, atendidos entre os anos de 2001 e 2006, classificando-os segundo a conclusão, o abandono ou a desistência do processo de Orientação Profissional. Serão enviados a todos os ex-clientes atendidos neste período (n=1207), pelo correio, uma Carta Explicativa sobre pesquisa, um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, um envelope pré-franqueado e o questionário construído por Almeida, que tem como base o sistema proposto por French, Hiebert e Bezanzon e contempla três dimensões de análise (inputs, processos e outputs). Ele contém questões abertas, que serão tratadas qualitativamente, e questões fechadas, que serão analisadas quantitativamente através da estatística descritiva e Teste do Qui-quadrado. As comparações entre as respostas dos três grupos de ex-clientes serão importantes para investigar se eles apresentam diferenças significativas na avaliação do Serviço e para obter dados que contribuam. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)