Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo fitoquimico e avaliacao da atividade antimicrobiana sobre microrganismos da cavidade oral de tibouchina stenoscarpa (melastomataceae).

Processo: 05/57226-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2006
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2006
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Orgânica
Pesquisador responsável:Wilson Roberto Cunha
Beneficiário:Aliara Uemura Faria
Instituição Sede: Pró-Reitoria Adjunta de Pesquisa e Pós-Graduação. Universidade de Franca (UNIFRAN). Franca , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Quimica

Resumo

O biofilme dental é considerado o fator de maior importância dentro da etiologia das doenças bucais, com a cárie e gengivites, havendo uma relação com a higiene bucal deficiente e sua formação. Por esta razão, agentes quimioterapêuticos seguros e eficazes têm sido utilizados como adjunto à remoção mecânica do biofilme dental. Um a ampla variedade de produtos de fontes naturais têm apresentado resultados promissores no que se refere à atividade antimicrobiana. A Melastomataceae constitui-se em uma das famílias mais importantes da flora neotropical, com cerca de 4200 a 5000 espécies pertencentes a 11 tribos e 185 gêneros. A espécie Tibochina stenoscarpa é conhecida popularmente como "Quaresmeira do cerrado". Nos poucos trabalhos de estudos químicos existentes com a espécie, destaca-se o isolamento de taninos e antocianinas. Esse projeto tem por objetivos o estudo fitoquímico de extratos obtidos das partes aéreas do vegetal T. stenoscarpa (Melastomataceae) e a investigação da atividade antimicrobiana destes extratos, bem como, de substâncias puras isoladas sobre microrganismos do biofilme dental e potencialmente cariogênicos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)