Busca avançada
Ano de início
Entree

Investigacao do efeito ansiolitico do oleo essencial de citrus reticulata, blanco avaliado pelo modelo do labirinto em t elevado.

Processo: 05/03533-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2006
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2006
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Fisiológica
Pesquisador responsável:Liana Melo-Thomas
Beneficiário:Fátima Cristina Siqueira
Instituição-sede: Pró-Reitoria Acadêmica. Universidade São Francisco (USF). Campus Bragança Paulista. Bragança Paulista , SP, Brasil
Assunto(s):Pânico   Óleos essenciais   Labirinto em cruz elevado

Resumo

No Brasil, apesar de sua biodiversiade e do crescente uso pela população, poucas plantas medicinais foram avaliadas cientificamente quanto à sua segurança, potencial terapêutico e eficácia, existindo poucos estudos pré-clínicos, clínicos e toxicológicos. No presente estudo, investigaremos o efeito do óleo essencial de "Citrus reticulata", Blanco, utilizados popularmente como “calmantes/sedativos” e facilmente adquiridos pela população em farmácias que comercializam produtos naturais. Alguns relatos na literatura já indicam um efeito ansiolítico do óleo essencial de "Citrus aurantium" em ratos submetidos ao teste do labirinto em cruz elevado. Com o objetivo de aprofundarmos o conhecimento sobre esse assunto, inicialmente investigaremos sobre qual subtipo de ansiedade reconhecida clinicamente esse óleo poderia interferir, utilizando o teste do Labirinto em T Elevado, um modelo que nos permite avaliarmos separadamente a esquiva (relacionada à ansiedade generalizada) e a fuga (relacionada ao pânico). Para avaliarmos um possível efeito desse composto sobre o comportamento de fuga e esquiva, os animais receberão o óleo por via oral e inalatória, considerando que a população utiliza esse óleo basicamente por essa última via.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)