Busca avançada
Ano de início
Entree

Processos de aprendizagem e memória dependentes da formação hipocampal seriam modulados pela ritmicidade circadiana?

Processo: 99/07952-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2000
Vigência (Término): 31 de agosto de 2003
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Gilberto Fernando Xavier
Beneficiário:Verônica Sandra Valentinuzzi
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil

Resumo

A expressão e extinção do condicionamento aversivo a um contexto, mas não o condicionamento aversivo a um som, sofrem modulação temporal; isso sugere que o substrato neural envolvido nesse fenômeno de aprendizagem dependente do ritmo circadiano inclui a modulação da atividade da formação hipocampal pelo núcleo supra-quiasmático. O presente projeto visa investigar esse fenômeno através de um teste comportamental particularmente sensível a alterações da função hipocampal: a aprendizagem espacial no labirinto aquático de Morris. O ritmo endógeno de atividade locomotora num fotoperíodo esqueleto será usado como referência. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VALENTINUZZI‚ V.S.; DINIZ‚ G.P.; MENNA-BARRETO‚ L.; XAVIER‚ G.F. The experience in the water maze task can affect the circadian rhythm of locomotor activity. Biological Rhythm Research, v. 38, n. 6, p. 399-414, 2007.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.