Bolsa 05/02132-5 - Engenharia de estruturas e fundações, Fundações (engenharia) - BV FAPESP
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Influência do comprimento das hastes na medida do torque no ensaio SPT-T

Processo: 05/02132-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2005
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2007
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil
Pesquisador responsável:Anna Silvia Palcheco Peixoto
Beneficiário:Valéria Borin Antenor
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia (FE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Engenharia de estruturas e fundações   Fundações (engenharia)   Ensaios de penetração   Ensaios de campo   Torque   Torquímetro
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Fatores Intervenientes | Investigacao De Campo | Spt | Spt-T | Torque | Investigação de Campo

Resumo

Na prática brasileira de engenharia de fundações o ensaio Standard Penetration Test (SPT) ainda é o mais utilizado para previsão da capacidade de carga de fundações. Por outro lado, Mayne (2001) questionou o fato de que apenas um índice, nesse caso o valor N do ensaio SPT, não poderia estimar tantos parâmetros geotécnicos do solo e sugeriu a utilização de ensaios híbridos. Anteriormente, Ranzini (1988) já havia proposto a medida do torque necessário para romper a adesão solo-amostrador logo após a realização do ensaio SPT, sugerindo a utilização do torque para obtenção da resistência lateral de estacas. Desde então, alguns engenheiros vêm incorporando essa medida na prática de engenharia. Peixoto (2001) desenvolveu uma tese de doutorado na qual estudou o ensaio SPT-T e sua aplicação na prática de Engenharia de Fundações. Nessa pesquisa, estudou vários aspectos do ensaio tais como: a forma da curva torque x ângulo-de-rotação; a relação T/N; a velocidade de ensaio e também sugeriu uma metodologia para previsão da capacidade de carga seguindo a idéia inicial de Ranzini (2000). Porém, ficou a questão de como o comprimento das hastes influiria na medida do torque uma vez que a medida é realizada na extremidade oposta ao amostrador do conjunto de hastes. Assim, nessa pesquisa, pretende-se verificar a eficiência do torque em função do comprimento das hastes. Para tanto, serão utilizados os torquímetros elétricos desenvolvidos por Peixoto (2001) acoplados a sistema de aquisição de dados recentemente adquiridos pela Unesp Bauru.

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