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Influência da velocidade de rotação na medida do torque no ensaio SPT-T

Processo: 06/06774-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2007
Vigência (Término): 30 de abril de 2009
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Geotécnica
Pesquisador responsável:Anna Silvia Palcheco Peixoto
Beneficiário:João Daniel Ferrari Nogueira
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia (FE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Engenharia de estruturas e fundações   Ensaios de campo   Ensaios de penetração   Torque   Rotação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Spt | Spt-T | Torque | Velocidade De Rotacao | Ensaios de Campo

Resumo

Na prática brasileira de engenharia de fundações o ensaio Standard Penetration Test (SPT) ainda é o mais utilizado para previsão da capacidade de carga de fundações. Por outro lado, Mayne (2001) questionou o fato de que apenas um índice, nesse caso o valor N do ensaio SPT, não poderia estimar tantos parâmetros geotécnicos do solo e sugeriu a utilização de ensaios híbridos. Anteriormente, Ranzini (1988) já havia proposto a medida do torque necessário para romper a adesão solo-amostrador logo após a realização do ensaio SPT, sugerindo a utilização do torque para obtenção da resistência lateral de estacas. Desde então, alguns engenheiros vêm utilizando essa medida na prática de engenharia. Peixoto (2001) desenvolveu uma tese de doutorado na qual estudou o ensaio SPT-T e sua aplicação na prática de Engenharia de Fundações. Nessa pesquisa, estudou vários aspectos do ensaio tais como: a forma da curva torque x ângulo-de-rotação; a relação T/N; a velocidade de ensaio e também sugeriu uma metodologia para previsão da capacidade de carga seguindo a idéia inicial de Ranzini (2000). Porém, ficou a questão de como a velocidade-de-rotação influencia na medida do torque. Assim, nessa pesquisa pretende-se verificar a eficiência do torque em função da velocidade-de-rotação no momento da aplicação do mesmo. Para cada ensaio realizado no campo será construída uma curva torque versus ângulo de rotação, da mesma maneira que as obtidas por Peixoto (2001). Através dessas curvas serão avaliadas, tanto as formas das mesmas, como a velocidade-de-rotação. Também será estudada a influência de uma mesma velocidade a diferentes valores de torque. Também será efetuada uma análise estatística para a verificação da repetibilidade do torque a diferentes níveis de velocidade-de-rotação.

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