Busca avançada
Ano de início
Entree

Perda auditiva induzida por níveis de pressão sonora elevada em crianças: percepção de risco em escolares

Processo: 09/15825-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2010
Vigência (Término): 30 de abril de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Maria Cecília Marconi Pinheiro Lima
Beneficiário:Keila Alessandra Baraldi Knobel
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):12/04582-1 - A influência da participação de filhos e netos de trabalhadores expostos a ruído em um programa de conservação auditiva, BE.EP.PD
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:perda auditiva | prevenção | Ruído | Audiologia

Resumo

A exposição à sons intensos é a principal causa de perda auditiva em crianças e adolescentes nos EUA, e a perda auditiva induzida por níveis de pressão sonora elevados (PAINPSE) nessa população vem crescendo ao redor do mundo especialmente por exposição voluntária a sons intensos. Como uma vez instalada a PAINPSE não pode ser tratada, a adoção de métodos de prevenção específica para crianças precisam ser desenvolvidas, pesquisadas e aplicadas. Atitudes e comportamentos saudáveis são construídos na infância e tanto o desenvolvimento quanto a tradução de programas de prevenção da PAINPSE devem levar em consideração a demanda, a compreensibilidade e a adequação étnico-cultural relacionadas à percepção de risco. Os objetivos deste estudo são: conhecer o grau de entendimento de crianças e de seus responsáveis a respeito dos efeitos auditivos da exposição de sons intensos, a ocorrência de queixas auditivas, o tipo e a freqüência de exposições a níveis de pressão sonora intensos em crianças e as intenções e os comportamentos de prevenção de PAINPSE. Uma amostra representativa de crianças do 2° ao 5° ano do ensino fundamental da cidade de Campinas, S.P. será entrevistada pessoalmente pela pesquisadora, e seus responsáveis completarão em casa um questionário simples, desde que assinem o termo de consentimento livre e esclarecido. O tamanho amostral foi calculado a partir de uma previsão de erro amostral de 4%, compatível para pesquisa de opinião pública. Para se atingir poder estatístico adequado, considerou-se um nível de significância de 5% e já previu-se um índice de abstenção de cerca de 30%, ou seja. Assim, 780 crianças e responsáveis serão convidadas a participar do estudo. A partir da obtenção dos dados, serão feitas análises de prevalência e intervalos de confiança usando-se o programa de análise estatística SPSS. Dependendo dos achados e da possibilidade de análise estatística, será aplicado o índice de concordância Kappa para comparação de alguns itens dos questionários aplicados aos responsáveis e às crianças. Com a análise dos dados coletados espera-se conhecer as características das exposições das crianças a sons intensos e a percepção que os escolares e seus responsáveis têm a respeito dos riscos inerentes a tais exposições. Esse estudo propiciará a tradução ou criação de um material para prevenção de PAINPSE em crianças adequado à realidade brasileira, além da adoção de outras medidas cabíveis para educação da população geral a respeito do tema. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas (6)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BARALDI KNOBEL, KEILA A.; PINHEIRO MARCONI LIMA, MARIA CECILIA. Effectiveness of the Brazilian version of the Dangerous Decibels (R) educational program. INTERNATIONAL JOURNAL OF AUDIOLOGY, v. 53, p. 8-pg., . (09/15825-0)
BARALDI KNOBEL, KEILA ALESSANDRA; MARCONI PINHEIRO LIMA, MARIA CECILIA. Influences of age, gender, and parents' educational level in knowledge, behavior and preferences regarding noise, from childhood to adolescence. Noise & Health, v. 16, n. 73, p. 350-360, . (09/15825-0)
BARALDI KNOBEL, KEILA ALESSANDRA; MARCONI PINHEIRO LIMA, MARIA CECILIA. Os pais conhecem as queixas auditivas de seus filhos?. Brazilian Journal of Otorhinolaryngology, v. 78, n. 5, p. 27-37, . (09/15825-0)
BARALDI KNOBEL, KEILA A.; PINHEIRO MARCONI LIMA, MARIA CECILIA. Effectiveness of the Brazilian version of the Dangerous Decibels (R) educational program. INTERNATIONAL JOURNAL OF AUDIOLOGY, v. 53, n. 2, p. S35-S42, . (09/15825-0)
BARALDI KNOBEL, KEILA ALESSANDRA; MARCONI PINHEIRO LIMA, MARIA CECILIA. Knowledge, habits, preferences, and protective behavior in relation to loud sound exposures among Brazilian children. INTERNATIONAL JOURNAL OF AUDIOLOGY, v. 51, p. 8-pg., . (09/15825-0)
BARALDI KNOBEL, KEILA ALESSANDRA; MARCONI PINHEIRO LIMA, MARIA CECILIA. Knowledge, habits, preferences, and protective behavior in relation to loud sound exposures among Brazilian children. INTERNATIONAL JOURNAL OF AUDIOLOGY, v. 51, n. 1, p. S12-S19, . (09/15825-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.