Busca avançada
Ano de início
Entree

Papel da IL-17 como possível marcador molecular para as formas clínicas da Doença de Chagas humana

Processo: 07/04896-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2009
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunologia Aplicada
Pesquisador responsável:João Santana da Silva
Beneficiário:Paulo Marcos da Matta Guedes
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:benznidazol | citocinas | Doença de Chagas | Il-17 | linfócito T regulatório CD4+CD25+ | pacientes | Imunopatogênese da Doença de Chagas

Resumo

A resposta Th17 está envolvida na imunopatogênese de doenças autoimunes (artrite reumatoide, encefalite autoimune) e mais recentemente foi descrita na gênese de lesões em doenças parasitárias (toxoplasmose, esquistossomose e tuberculose). A participação da IL-17 no mecanismo indutor ou modulador da miocardite chagásica, assim como os mecanismos moduladores envolvidos na sua produção, são ainda uma incógnita. O melhor entendimento sobre os mecanismos imunes envolvidos na resistência a infecção ou na gênese das lesões na doença de Chagas, como o papel da IL-17, pode ser utilizado para diminuir a morbidade durante a fase crônica da doença e também em estratégias terapêuticas. No presente projeto nos propomos a avaliar a resposta imunológica, enfatizando a resposta Th17, em pacientes chagásicos crônicos que apresentam as formas indeterminada e cardíaca da doença de Chagas antes e um ano após a terapêutica específica utilizando o benznidazol. Além da avaliação dos mecanismos moduladores da produção de IL-17 in vitro utilizando células mononucleares do sangue periférico de pacientes com cardiopatia chagásica crônica e daqueles com a forma indeterminada da doença frente à estimulação específica. Estudos prévios em nosso laboratório indicam uma maior produção de IL-17 em pacientes que apresentam cardiopatia chagásica severa em relação aqueles com cardiopatia leve e nos indivíduos não infectados. Além de ter sido demonstrada, em modelo murino, a participação da IL-17 no processo inflamatório cardíaco durante a fase aguda da doença. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FREDY RS GUTIERREZ; TIAGO WP MINEO; WANDER R PAVANELLI; PAULO MM GUEDES; JOÃO S SILVA. The effects of nitric oxide on the immune system during Trypanosoma cruzi infection. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, v. 104, p. 236-245, . (07/53940-0, 05/60762-5, 07/04896-8, 06/06803-4)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.