Busca avançada
Ano de início
Entree

Papel da atividade transcricional de variantes de papilomavírus humano 16 e 18 na transformação maligna e no escape do sistema imune

Processo: 03/11410-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2004
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2006
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Bioquímica de Microorganismos
Pesquisador responsável:Luisa Lina Villa
Beneficiário:Laura Cristina Sichero Vettorazzo
Instituição-sede: Instituto Ludwig de Pesquisa sobre o Câncer (ILPC). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Papillomavirus

Resumo

A infecção por HPVs 16 e 18 está associada ao desenvolvimento de neoplasias cervicais. Epidemiológicamente, variantes não-européias de HPVs 16 e 18 estão associadas ao risco de infecção persistente e de desenvolvimento de lesão de alto grau. Funcionalmente, a atividade transcricional e transformante de HPV-16 foi demonstrada ser inferior a de HPV-18, e variantes asiático-americanas de ambos tipos virais são mais ativas transcricionalmente que variantes européias em ensaios utilizando-se culturas de células em monocamadas. O TNF-a apresenta efeito inibitório sobre a proliferação de queratinócitos humanos normais e imortalizados por HPV-16, mas não em células imortalizadas por HPV- 18. Foi demonstrado que o TNF-a regula negativamente a expressão dos genes precoces de HPV-16 em linhagens imortalizadas por este tipo viral, provavelmente devido a presença de um sítio de ligação a NF-kB na sua LCR que não está presente no genoma de HPV-18. Objetiva-se analisar a atividade transcricional de variantes moleculares de HPV-16 e HPV-18 em culturas organotipicas, uma vez que o ciclo de vida do vírus está sincronizado à diferenciação do epitélio. Ainda mais, objetiva-se verificar a ação do TNF-a sobre essa atividade e a importância do sitio de ligação de NF-kB na LCR para a resposta a essa citocina. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
L. SICHERO; L.L. VILLA. Epidemiological and functional implications of molecular variants of human papillomavirus. Brazilian Journal of Medical and Biological Research, v. 39, n. 6, p. 707-717, Jun. 2006.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.