Busca avançada
Ano de início
Entree

Dinamica da serapilheira e aporte de nutrientes em dois fragmentos de floresta estacional semidecidual no municipio de botucatu-sp.

Processo: 05/03128-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2006
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2006
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Florestais e Engenharia Florestal - Conservação da Natureza
Pesquisador responsável:Vera Lex Engel
Beneficiário:Alexandre de Vicente Ferraz
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Serrapilheira   Ecologia florestal   Ciclagem de nutrientes
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ciclagem De Nutrientes | Serapilheira | Ecologia Florestal

Resumo

Com o avanço da fragmentação de ecossistemas florestais através de ações antrópicas, pesquisas de âmbito ecológico que subsidiem as ações de manejo para a restauração de ambientes degradados vêm se tornando cada vez mais necessárias. A ciclagem de nutrientes vem sendo amplamente estudada por pesquisadores, com o intuito de subsidiar práticas de manejo florestal para a recuperação de ecossistemas degradados, sendo a deposição e a decomposição/mineralização da serapilheira um dos processos mais importantes da ciclagem de nutrientes em ecossistemas florestais. Este projeto tem como objetivo pesquisar a dinâmica da serapilheira e o aporte de nutrientes em dois fragmentos de floresta tropical estacional semidecidual com diferentes históricos de pertubação no município de Botucatu-SP, a fim de subsidiar a compreensão da dinâmica sucessional dos mesmos, bem como contribuir para o desenho de plantios mistos com essências nativas voltados à restauração florestal. Visa também estudar a contribuição relativa das principais espécies arbóreas de cada fragmento para a ciclagem de nutrientes. Os fragmentos possuem características edafoclimáticas distintas e estão 3 Km de distância um do outro.A serrapilheira depositada será coletada mensalmente por meio de coletores instalados a 1 m de altura do solo e, posteriormente será separada, secada e quantificada. A serapilheira acumulada sobre o solo será coletada trimestralmente através de um gabarito de madeira e, em seguida secada e quantificada. Amostras compostas da serapilheira depositada e acumulada serão submetidas a análises de macro e micronutrientes. Ao final de um ano a produção, a decomposição e a transferência de nutrientes ao solo serão quantificadas em cada ecossistema, e os resultados discutidos em relação aos processos de dinâmica de cada um deles.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)