Busca avançada
Ano de início
Entree

A comunicação das más notícias com pacientes oncológicos: uma visão dos médicos, pacientes e familiares

Processo: 08/50479-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2008
Vigência (Término): 31 de maio de 2010
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Auro del Giglio
Beneficiário:Renata Rego Lins Fumis
Instituição Sede: Hospital A C Camargo. Fundação Antonio Prudente (FAP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Cuidados paliativos   Neoplasias   Prognóstico
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cancer | Comunicacao | Cuidados Paliativos | Prognostico | Tratamento Final

Resumo

A resposta emocional dos pacientes ao receberem o diagnóstico de câncer tem sido descrita como um choque e aterrorizante. O principal fator contribuinte para amenizar este sofrimento psíquico é a maneira pela qual são dadas as informações. Apesar de o prognóstico ser considerado o elemento mais importante da comunicação, é constatado que ele tem sido o menos discutido (BUTOW et al. 1996). Há um grande investimento em pesquisas na área de comunicação para implementar estratégias que possam facilitar a compreensão e gerar maior satisfação dos pacientes e familiares em países desenvolvidos. Entretanto, trabalho similar não tem sido reproduzido nos países em desenvolvimento e a comunicação tem sido pouco estudada. Os programas de cuidados paliativos têm emergido nos países em desenvolvimento e necessitam de estudos apropriados para direcionar melhoramentos em sua prática (NAYAK et al.2005). Estudos realçam a importância de diretrizes para revelar as más notícias para os pacientes oncológicos, explorando as divergências em diferentes regiões do mundo, a fim de assistir grupos nacionais e internacionais no desenvolvimento de estratégias para instrução de profissionais de saúde na área de comunicação (BRUERA et al. 2000, BAILE et al. 2002). O objetivo deste estudo é identificar atitudes e crenças de médicos oncologistas brasileiros, de pacientes oncológicos e de seus familiares no que diz respeito à comunicação da doença terminal. Em vista de cumprir com estes objetivos, a pesquisadora levantará dados através de questionário auto-aplicativo nos ambulatórios de oncologia do Hospital Estadual Mário Covas e do Hospital AC Camargo. A população consiste em 150 pacientes, 150 familiares e 150 médicos. O instrumento escolhido para avaliar as opiniões desta população foi utilizado por BRUERA et al. (2000). Para utilização do referido questionário foi solicitada autorização prévia dos autores e realizado as etapas de tradução e validação. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FUMIS, R. R. L.; DE CAMARGO, B.; DEL GIGLIO, A.. Physician, patient and family attitudes regarding information on prognosis: a Brazilian survey. Annals of Oncology, v. 23, n. 1, p. 205-U250, . (08/50479-2)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.