Busca avançada
Ano de início
Entree

O que escreve e descreve o gesto

Processo: 07/56412-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2007
Vigência (Término): 30 de novembro de 2009
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Dança
Pesquisador responsável:Cássia Navas Alves de Castro
Beneficiário:Sayonara Sousa Pereira
Instituição-sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil

Resumo

O presente projeto pretende em um primeiro momento definir o GESTO e o quê ele escreve e descreve de uma maneira genérica e através de conceitos desenvolvidos por diferentes autores, entre eles Bertold Brecht. Em um segundo momento com um olhar dirigido ao gestual utilizado em criações cênicas influenciadas pelo Tanztheater, pretende realizar pesquisa referente à criação de duas coreógrafas alemãs de diferentes gerações, respectivamente Pina Bausch (1940) e.Henrietta Horn (1968). Em um terceiro momento, somando-se experiências da autora deste projeto, que funcionará como HUB ou multiplicadora dos dois momentos anteriores, pretende-se estabelecer um grupo de trabalho em rede com alunos do Departamento de Artes Corporais do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (DACO-IA-UNICAMP) e outro grupo: integrante da Companhia Teatro dança Ivaldo Bertazzo. A idéia da efetivação prática deste experimento se realizará através de um ateliê teórico-prático aplicado em forma de disciplina ministrada que se desenvolverá ao longo de 02 semestres no DACO-IA-UNICAMP, resultando um work in progress e de 01 semestre com os integrantes da Cia Teatro dança Ivaldo Bertazzo, que produzirão outro work in progress. Estes dois grupos, após a construção dos work in progress separados, apresentarão um para o outro os seus respectivos trabalhos. Por ultimo desenvolverão e apresentarão um work in progress em conjunto, demonstrando uma forma de aprendizado e difusão de conhecimento através da rede. Os ateliês teórico-práticos acontecerão de forma a oferecer aos alunos estruturas com certa flexibilidade, e como nas redes, se estabelecerão por relações horizontais, e com dinâmicas que supõem o trabalho colaborativo e participativo. Desta maneira promove remos, um espaço para que tanto os alunos-bailarinos como a pesquisadora, tornem-se sujeitos de seu próprio processo de formação, abandonando a postura, muitas vezes, passiva de consumidor não reflexivo de métodos e teorias. Toda a pesquisa será registrada de forma escrita, através de uma publicação, e por imagens através de um CD-ROM. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)