Busca avançada
Ano de início
Entree

Fungos melanizados associados a formigas cortadeiras (Formicidae: tribo Attini)

Processo: 09/10001-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de novembro de 2009
Vigência (Término): 31 de outubro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Fernando Carlos Pagnocca
Beneficiário:Fábio Lúcio Antunes Guedes
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Ecologia de fungos   Óleos minerais   Flotação   Formigas cortadeiras   Formicidae   Attini
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ecologia de fungos | leveduras negras | simbiose de formigas | Taxonomia de fungos | Taxonomia de leveduras

Resumo

Estudos recentes revelaram a importância e a complexidade da simbiose de formigas cortadeiras e fungos. Vários estudos têm buscado maiores informações sobre o verdadeiro papel dos fungos no interior das colônias de formigas. Com o objetivo de aprimorar estes conhecimentos, este trabalho se propõe a isolar fungos melanizados a partir de ninhos de formigas cortadeiras. A cutícula de soldados e operárias de Atta sexdens rubropilosa (Saúva-Limão), e o lixo presente em ninhos criados e mantidos em laboratório serão amostrados. As estirpes serão isoladas a partir da imersão, em ágar, de segmentos do corpo de indivíduos e através da inoculação de fragmentos da raspagem da carapaça quitinosa dos mesmos. Além disso, amostras de lixo (produzido diariamente pela colônia), serão processadas pelo método de flotação em salina e óleo mineral, objetivando o isolamento de culturas com afinidade a hidrocarbonetos. Agar mycosel será usado para o isolamento das estirpes. Análises preliminares demonstraram a presença dos gêneros Curvularia, Cladosporium, Cladophialophora, Coniosporium, Exophiala e Phialophora. Os fungos deste grupo apresentam representantes oportunistas, o que torna esta investigação ainda mais relevante. Todas as estirpes serão identificadas a nível específico no intuito de trazer informações mais detalhadas sobre o grupo de fungos em estudo e seu papel neste micro-nicho.(AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GUEDES, F. L. A.; ATTILI-ANGELIS, D.; PAGNOCCA, F. C.. Selective isolation of dematiaceous fungi from the workers of Atta laevigata (Formicidae: Attini). Folia Microbiologica, v. 57, n. 1, p. 21-26, . (09/10001-9)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.