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A gestão democrática do conhecimento: uma investigação sobre propostas transformadoras da estrutura escolar e suas implicações nos percursos dos estudantes

Processo: 05/60002-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2006
Vigência (Término): 31 de março de 2008
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Maria Teresa Eglér Mantoan
Beneficiário:Helena Singer
Instituição-sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Pedagogia   Tecnologia educacional   Democracia   Inclusão escolar   Gestão do conhecimento

Resumo

O foco deste projeto são as propostas de transformação da estrutura escolar e suas implicações nas formas de os estudantes organizarem seus percursos de aprendizagem. A pesquisa de campo será realizada em três escolas que se propõem a praticar uma gestão democrática e participativa. Tal gestão democrática articula-se com currículo estruturado em ciclos, projetos, liberdade de escolha e, por fim, navegação entre grandes áreas do conhecimento. Estas três escolas estão em contextos muito distintos do estado de São Paulo: 1) uma escola privada de utilidade pública de ensino infantil e fundamental na região central de São Paulo; 2) uma escola municipal rural de ensino infantil e fundamental em Campos de Jordão; 3) uma escola municipal de educação de Jovens e adultos no município de Mairinque. Nestes contextos distintos, deverão ser pesquisados os sistemas conceituais significativos que organizam o conhecimento, os múltiplos processos de aprendizado colocados em movimento e o seu imbricar com a estrutura de poder da instituição. (AU)

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