Bolsa 05/60344-9 - Políticas públicas, Administração da educação - BV FAPESP
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Educação básica, políticas públicas para a juventude e jovens em uma microrregião da cidade de Santo André

Processo: 05/60344-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2006
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2006
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Administração Educacional
Pesquisador responsável:Elmir de Almeida
Beneficiário:Daniele Brito da Silva
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Santo André (FAFIL). Centro Universitário Fundação Santo André (FSA). Santo André , SP, Brasil
Assunto(s):Políticas públicas   Administração da educação   Educação escolar básica   Espaço urbano   Jovens   Santo André (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educaco Basica | Jovens | Juventude | Politicas Publicas

Resumo

Este projeto de Iniciação Científica vincula-se à Pesquisa O DIREITO POR EDUCAÇÃO BÁSICA - ESTUDO DA DEMANDA SOCIAL E DO ATENDIMENTO PÚBLICO EM UMA MICRO-REGIÃO URBANA (Processo/FAPESP: 2001/13134-8). O território no qual a investigação se realiza é caracterizado por um conjunto preciso e reduzido de escolas e conta com forte presença da administração municipal andreense, que nele tem implementado, nos últimos oito anos, programas e projetos nas áreas da habitação, educação escolar, saúde e ações destinadas exclusivamente aos jovens. O lugar é marcado pela existência de núcleos de favelas em processo de urbanização - Sacadura Cabral/ Palmares - e por tradicionais bairros de classe média. Tais características tornam essa micro-região representativa dos problemas atualmente existentes nos espaços urbanos. Este projeto de IC objetiva identificar e compreender as ações públicas destinadas à juventude executadas pela administração municipal de Santo André, nos últimos oito anos, implementados na micro-região, discutindo suas relações com a escolarização desses jovens no que se refere a seu direito à Educação Básica. Dito de outra forma, busca verificar como as ações direcionadas aos jovens contribuem para que os mesmos conquistem o acesso e a permanência na escola. Propõe, ainda, aferir o julgamento que os jovens fazem das ações a eles endereçadas, assim como entender e analisar as percepções que os jovens da micro-região têm da escola e do direito à escolaridade básica. (AU)

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