Busca avançada
Ano de início
Entree

Algoritmo de alocação de empuxo para Sistemas DP levando em conta interferência entre propulsores e entre propulsor-casco

Processo: 10/11903-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de setembro de 2010
Vigência (Término): 31 de agosto de 2011
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Naval e Oceânica - Máquinas Marítimas
Pesquisador responsável:Eduardo Aoun Tannuri
Beneficiário:Felipe Arditti
Instituição-sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Propulsão   Algoritmos

Resumo

O trabalho a ser desenvolvido tem por objetivo o desenvolvimento de um algoritmo de alocação de empuxo para navios com sistema de Posicionamento Dinâmico (DP), considerando a variação de rendimento dos propulsores em diferentes ângulos de funcionamento; objetiva-se também analisar as zonas proibidas dos propulsores azimutais e incluí-las no algoritmo. Inicialmente avaliaremos o funcionamento e rendimento dos propulsores em diferentes situações, para obter uma análise objetiva dos propulsores em funcionamento. Desenvolveremos um algoritmo de alocação de empuxo de maior complexidade que os convencionais, pois teremos mais dados do funcionamento dos propulsores, como será exposto adiante.Com a utilização do programa Matlab e de outros programas de avaliação já desenvolvidos, testaremos o algoritmo em casos reais e faremos comparações entre o algoritmo desenvolvido e um convencional. Dessa maneira poderemos verificar se há como otimizar a alocação de empuxo com os dados obtidos, e verificaremos a proximidade entre a análise proposta e a convencional. Também propomos experimentos práticos para eventuais correções do algoritmo e aprovação do mesmo. Esses experimentos serão realizados no tanque de prova da Escola Politécnica da USP (EPUSP) com protótipos de navios. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ARDITTI, F.; SOUZA, F. L.; MARTINS, T. C.; TANNURI, E. A. Thrust allocation algorithm with efficiency function dependent on the azimuth angle of the actuators. OCEAN ENGINEERING, v. 105, p. 206-216, SEP 1 2015. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.