Bolsa 24/16533-2 - Educação para o desenvolvimento sustentável, Estudos interdisciplinare - BV FAPESP
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Bases conceituais e metodológicas para a integração do paradigma da sustentabilidade na formação superior: o caso da Rede de Formação Avançada e Pesquisa em Sustentabilidade NOVA/USP

Processo: 24/16533-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 01 de março de 2025
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2026
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Saneamento Ambiental
Pesquisador responsável:Marcelo Montaño
Beneficiário:Marcelo Montaño
Pesquisador Anfitrião: Tomas Augusto Barros Ramos
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Universidade Nova de Lisboa, Portugal  
Assunto(s):Educação para o desenvolvimento sustentável   Estudos interdisciplinares   Ciência ambiental
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação para a Sustentabilidade | ensino de pós-graduação | Interdisciplinaridade | Ciências Ambientais

Resumo

O paradigma da sustentabilidade implica no reconhecimento da necessidade de mudanças profundas no mindset de indivíduos e sociedades, de tal modo que os desafios relacionados à anunciada crise ambiental planetária sejam reconhecidos e internalizados em todas as suas dimensões. Tendo em vista o papel das universidades na promoção da educação para a sustentabilidade, compreende-se a importância da estruturação de programas formativos que busquem integrar saberes alinhando-se ao estado-da-arte do conhecimento e orientados para a promoção do pensamento crítico e consequente assimilação de valores e mudança de atitudes. Entretanto, apesar dos esforços de universidades na integração desta temática em seus currículos, as mudanças têm sido pequenas e vagarosas, o que reforça as dúvidas sobre as abordagens tradicionais de sustentabilidade e as metodologias de ensino adotadas. Assim, o presente projeto é voltado para a estruturação de um programa formativo avançado em sustentabilidade, a ser desenvolvido e implementado conjuntamente pela Universidade de São Paulo e Universidade Nova de Lisboa. A partir do estabelecimento de bases conceituais e metodológicas que venham complementar o paradigma técnico-científico que orienta o ensino da sustentabilidade verificado atualmente no campo das Ciências Ambientais, o desenvolvimento do projeto será amparado pelos fundamentos da pesquisa-ação com adoção de métodos colaborativos/participativos para a coleta de dados, planejamento de ações e estabelecimento de mecanismos de acompanhamento das mudanças pretendidas. Espera-se, ao final, oferecer uma contribuição para a adaptação/reformulação das práticas de ensino e aprendizagem para a sustentabilidade no campo das Ciências Ambientais, além de oferecer subsídios às instituições envolvidas para a estruturação de uma rede de formação avançada e pesquisa em sustentabilidade.

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