Bolsa 24/12774-5 - Currículo, Ensino de geografia - BV FAPESP
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As disputas em torno dos sentidos discursivos de fronteira nas práticas espaciais dos sujeitos escolares fronteiriços entre brasil com a venezuela

Processo: 24/12774-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2024
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2028
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Geografia - Geografia Humana
Pesquisador responsável:Rafael Straforini
Beneficiário:Bruno Sobral Barrozo
Instituição Sede: Instituto de Geociências (IG). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Currículo   Ensino de geografia   Fronteiras   Práticas espaciais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:curriculo | Ensino de Geografia | fronteira | práticas espaciais | Ensino de Geografia

Resumo

O projeto de pesquisa insere-se no campo dos estudos de currículo sob a perspectiva da Teoria do Discurso de Laclau e Mouffe (1996). Nesse enfoque, temos por objetivo analisar como os sentidos de fronteira experienciados nas práticas espaciais de significação discursiva dos sujeitos escolares fronteiriços venezuelanos e brasileiros disputam os sentidos de conhecimento geográfico em uma escola do Ensino Fundamental localizada na linha de fronteira entre o Brasil e a Venezuela. Essa discussão possibilita a articulação mais complexa com diferentes conceitos e práticas espaciais, a saber: fronteira, território, mobilidade espacial, migrações, xenofobia, globalização, cultura etc. Temos como problema de pesquisa o seguinte tensionamento: Em que medida os sentidos de fronteira experienciados nas práticas espaciais de significação discursiva dos sujeitos escolares na fronteira entre o Brasil e a Venezuela disputam os sentidos de conhecimento geográfico em uma escola do Ensino Fundamental localizada na linha de fronteira entre o Brasil e Venezuela? Enquanto metodologia, o projeto possui uma abordagem qualitativa de pesquisa a ser realizada em uma escola do Ensino Fundamental na fronteira brasileira. Assim, a proposta estará ancorada na Pesquisa Etnográfica do tipo participante e, no que concerne à fundamentação pedagógica, nosso debate está alinhado aos estudos pós-críticos dos discursos curriculares de Lopes e Macedo (2011). Desse modo, o projeto de pesquisa está estruturado em três etapas: a) Seleção dos sujeitos participantes; b) Conhecimento da realidade/contexto da pesquisa; c) Pesquisa Etnográfica.

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