Bolsa 24/13963-6 - Educação infantil, Ensino fundamental - BV FAPESP
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Memórias na transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental

Processo: 24/13963-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2024
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2025
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da Rocha
Beneficiário:Vinicius Leonel Cerqueira Soutter
Instituição Sede: Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais (EHJS). Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Educação infantil   Ensino fundamental
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação Infantil | Ensino Fundamental | transição | Educação infantil e ensino fundamental

Resumo

Trata-se de projeto de Iniciação Científica (IC) vinculado à pesquisa "Construindo Pontesentre Educação Infantil e Ensino Fundamental" (desenvolvido pela orientadora com apoio FAPESP/PROEDUCA). As duas investigações têm como tema a transição da Educação Infantil (EI) para o Ensino Fundamental (EF). O objetivo do plano de IC é analisar memórias de crianças sobre experiências na EI e no EF. Os objetivos específicos são: (i) explorar a relevância do instrumento mediador (jogo) como recurso para favorecer a expressão de memórias quanto à vida escolar e (ii) analisar se o compartilhamento destas memórias entre pares oportuniza (re)elaborações que contribuam para a transição. A metodologia é qualitativa e será realizada pela aplicação de um jogo de regras projetado para a pesquisa. Trata-se de um jogo com perguntas relativas a situações representadas por imagens, a partir das quais se estimula as crianças a interpretarem o que pode estar ocorrendo, a narrarem se já experienciaram/observaram algo semelhante e a indicarem se a situação da imagem ocorre na EI ou no EF. As partidas serão realizadas em grupos de 4 a 6 crianças, mediadas pelo pesquisador de IC, vídeo-filmadas e transcritas seletivamente. As análises serão feitas pela perspectiva microgenética, com eixos construídos a posteriori. Espera-se que os resultados permitam aprofundar (i) conhecimentos sobre a relevância de (re)elaborações no período final de frequência na EI e na iminência de ingresso no primeiro ano do EF e (ii) conhecimentos sobre práticas pedagógicas mediadoras que contribuam para este processo.

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