Bolsa 24/10342-0 - Práticas pedagógicas - BV FAPESP
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O simbolismo no contexto da transição da educação infantil para o ensino fundamental.

Processo: 24/10342-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2024
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2025
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Elvira Cristina Martins Tassoni
Beneficiário:Amanda Ferro Galo
Instituição Sede: Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais (EHJS). Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Práticas pedagógicas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alfabetização e Letramento | Desenvolvimento do Simbolismo | Praticas pedagogicas | Desenvolvimento do simbolismo.

Resumo

Os períodos de transição entre as etapas da educação básica trazem desafios e sãoacompanhados de um status social vinculado ao crescimento e às novas responsabilidades, mastambém são marcados por rupturas que afetam a constituição do indivíduo em sua relação coma escola, com o conhecimento, com a aprendizagem e consigo mesmo. Esta pesquisa focaliza atransição da educação infantil para o 1º ano do ensino fundamental, assumindo a hipótese deque o registro sobre o trabalho pedagógico realizado e as aprendizagens das crianças diantedeste trabalho pode se constituir em ponte para o processo de transição, sobretudo para aalfabetização. Tem como questões norteadoras, o que professoras do último ano da educaçãoinfantil e do 1º ano do ensino fundamental consideram relevante para registrar em documentaçãoespecífica da Rede Municipal de Educação de Campinas? E se e como o desenvolvimento dosimbolismo envolvendo a brincadeira de faz de conta, o desenho, a fala e a escrita é consideradonesses registros? O objetivo é cotejar as temáticas relevantes indicadas pelas professoras, arespeito das aprendizagens e do desenvolvimento das crianças, com as que estão presentes emdocumentação pedagógica específica adotadas pela Rede Municipal de Educação de Campinas.A metodologia é qualitativa e a produção do material empírico ocorrerá por meio de entrevistas eanálise documental. Participarão seis professoras, uma de cada escola que integra o projetomaior financiado pelo Proeduca/Fapesp. Os documentos analisados serão os RelatóriosIndividuais da Trajetória Educacional da Criança, usados na educação infantil, e a Ficha deAvaliação Descritiva do Aluno, usada no ensino fundamental. Os resultados contribuirão paraevidenciarmos continuidades e rupturas no processo de transição entre essas etapas, sobretudoem relação à leitura e à escrita, conjecturando sobre possíveis efeitos para o processo dealfabetização.

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