Bolsa 24/11950-4 - Educação em saúde, Emergências - BV FAPESP
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Escape Room odontológico: o misterioso consultório das emergências

Processo: 24/11950-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2024
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2025
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Camila Batista da Silva de Araujo Candido
Beneficiário:Maria Júlia Fontes Pavanello
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Educação em saúde   Emergências   Estudantes de odontologia   Jogos recreativos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:educação em saúde | Emergências | Estudantes de Odontologia | jogos recreativos | Odontologia | Farmacologia, Anestesiologia e Terapêutica

Resumo

O emprego de jogos educativos é indicado para alavancar o engajamento dos alunos e o aprendizado dos conteúdos, além de estimular o trabalho em equipe e o respeito mútuo, o que é especialmente proveitoso para profissionais da área da saúde. Nesse sentido, a aplicação de escape rooms, isto é, uma metodologia ativa de ensino em que os estudantes recebem tarefase resolvem desafios em uma ou mais salas para atingirem um objetivo específico num tempo limitado, já foi anteriormente explorada nos cursos de medicina, enfermagem, farmácia e odontologia. No entanto, apesar de relatos acerca dos benefícios da aplicação dos escape rooms para treinamento e aprendizagem de emergências médicas, particularmente em odontologia, não há registros sobre o emprego de salas de fuga no contexto das emergências médicas. Dessa maneira, o objetivo do presente estudo será criar uma ferramenta educacional de jogos de fuga sobre esse assunto no âmbito acadêmico odontológico para impulsionar habilidades de ensino dinâmico e a tomada rápida de decisões por parte dos discentes. Será feitouma revisão na literatura acerca das emergências médicas que mais abrangem os consultórios odontológicos e o cotidiano de profissionais da saúde, para que seja possível propor o desenvolvimento de quebra-cabeças físicos e mentais baseados nas situações clínicas emergenciais mais comuns. Ademais, o escape room seguirá uma estrutura sequencial e o título do jogo será definido com base na temática da sala de fuga. Em suma, haverá organização do conteúdo que a sala propõe entregar, serão selecionados e elaborados por meio de questionários/google forms as atividades e questões fundamentais que constituirão os enigmas, pistas e desafios e, posteriormente, será selecionado meios de avaliação da aprendizagem e feedbacks finais.

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