Bolsa 24/08203-2 - São Paulo (SP), Ciência política - BV FAPESP
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A economia política do orçamento em mobilidade urbana na cidade de São Paulo: uma análise a evolução do gasto por modal e a distribuição territorial dos investimentos no sistema viário, na mobilidade ativa e no transporte público entre 2012 e 2024.

Processo: 24/08203-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2024
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2026
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Economia - Economia Regional e Urbana
Pesquisador responsável:Daniel Ferreira Pereira Gonçalves da Mata
Beneficiário:Tomas Cortez Wissenbach
Instituição Sede: Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP). Fundação Getúlio Vargas (FGV). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:21/11959-3 - CIDADES: Centro de Inovação em Políticas Públicas Urbanas, AP.CCD
Assunto(s):São Paulo (SP)   Ciência política   Mobilidade urbana   Orçamento   Território   Economia política
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cidade de São Paulo | Ciência Política | estratégias eleitorais | mobilidade urbana | Orçamento | território | Economia Política

Resumo

O objetivo deste projeto de pesquisa é analisar a evolução do gasto por modal e a distribuição territorial dos investimentos no sistema viário, na mobilidade ativa e no transporte público na cidade de São Paulo, entre 2012 e 2024. Isso será feito a partir de três pontos de vista: (i) da alocação dos recursos segundo os diferentes modais de transporte ao longo de diferentes gestões, considerando as fontes de financiamento utilizadas e a composição do gasto entre investimento e custeio; (ii) relação entre as estratégias eleitorais e da distribuição espacial dos investimentos e do voto (para executivo e legislativo), incluída a alocação das emendas parlamentares para vereadores da coalizão de governo; (iii) da relação entre a alocação territorial do gasto público segundo modais com o perfil socioeconômico e urbano das diferentes regiões da cidade Busca-se compreender os mecanismos e vínculos entre o comportamento eleitoral e as razões e motivações para os diferentes padrões de gastos na área de mobilidade urbana. Espera-se que o resultado da pesquisa traga novos elementos para compreender as motivações por trás da alocação dos recursos públicos e do financiamento dos diferentes modais.

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