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História da Educação em Ciências no Brasil: a organização de fontes de pesquisa a partir da criação de um repositório institucional aberto.

Processo: 24/17557-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de novembro de 2024
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2026
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Reginaldo Alberto Meloni
Beneficiário:Giovanna da Fonseca Marçal
Instituição Sede: Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas (ICAQF). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Diadema. Diadema , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:22/13891-0 - História da Educação em Ciências no Brasil: a organização de fontes de pesquisa a partir da criação de um repositório institucional aberto, AP.R
Assunto(s):Ensino de química   História da educação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino De Química | historia da educação | História do Ensino de Química | História da Educação

Resumo

As disciplinas escolares do campo das ciências da natureza vêm sofrendo as influências de várias propostas educacionais desde a sua inserção nos programas ensino no século XIX. Entre as propostas mais recentes estão, por exemplo, a metodologia da redescoberta de inspiração cognitivista, as ideias vinculadas à educação tecnicista e as propostas de formação cidadã. No entanto, a história da educação no Brasil ainda se ressente de investigações que interpretem as mudanças e as permanências que moldaram esse campo do ensino. Sendo assim, este projeto apresenta dois objetivos: o primeiro é preservar a memória do ensino de ciências a partir da organização de um acervo digital institucional aberto no qual serão priorizados os documentos do processo de constituição da área do ensino de Química entre as décadas de 1960 e 1990 e o segundo é analisar as primeiras propostas de ensino e a constituição da comunidade disciplinar de Química. O trabalho de construção do repositório consistirá em selecionar, digitalizar e catalogar documentos produzidos pelos professores que atuaram no ensino de Química neste período e a análise se valerá dos aportes teóricos da história cultural. Espera-se que os resultados contribuam com a compreensão da formação da área de educação Química e, consequentemente, com a formação de professores de ciências nos cursos de graduação e pós-graduação. Além disso, há a expectativa de que o projeto contribua com o processo de internacionalização das pesquisas em história da educação ao buscar uma interlocução com pesquisadores argentinos com o objetivo de identificar possíveis pontos de contato entre os processos educativos do ensino das ciências nesses dois países latino-americanos.

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