Bolsa 24/07955-0 - Campinas (SP), Educação política - BV FAPESP
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Educação Política e confiança nas instituições: a experiência do Parlamento Jovem de Campinas

Processo: 24/07955-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2024
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2026
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Ciência Política - Comportamento Político
Pesquisador responsável:Andréa Marcondes de Freitas
Beneficiário:Luiz Gabriel Natividade Lima
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Campinas (SP)   Educação política   Jovens   Educação cívica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:campinas | Confiança Política | Educação Cívica | Educação Política | jovens | parlamento jovem | Educação política

Resumo

Este projeto de pesquisa tem como objetivo avaliar o impacto de programas que promovem educação política, com foco específico no Parlamento Jovem de Campinas. De maneira central, busca-se analisar o efeito na confiança política dos jovens que participarão da 6ª edição do programa, em 2024. Para tal, será realizado um quase-experimento, coletando informações antes e após a participação dos jovens no programa, dividindo-os em dois grupos: tratamento e controle. Ambos os grupos serão compostos por jovens de perfis socioeconômicos similares. Por meio da técnica de diferenças em diferenças e de análises estatísticas, busca-se identificar de que forma o programa impacta a confiança nas instituições representativas entre os participantes. Em consonância com os estudos voltados para a confiança política e a educação política de jovens, espera-se que a participação no Parlamento Jovem de Campinas exerça um efeito positivo sobre a confiança política dos jovens. Dessa forma, este projeto visa contribuir para a avaliação dos efeitos dos programas de educação política no comportamento dos jovens, colaborando com a literatura que trabalha com o tema, além de contribuir para a fundamentação de políticas públicas voltadas para a educação política.

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