Bolsa 24/15155-4 - Bem-estar, Cultura - BV FAPESP
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Articulando diálogos indígenas sobre concepções, práticas e ambientes de saúde e bem-estar

Processo: 24/15155-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2024
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2025
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Fundamentos e Medidas da Psicologia
Pesquisador responsável:Danilo Silva Guimarães
Beneficiário:Mariana Marengo de Carvalho
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:22/04906-3 - Rede de atenção à pessoa indígena: concepções, práticas e ambientes para a saúde e o bem-viver, AP.R
Assunto(s):Bem-estar   Cultura   Diálogo   Saúde   Psicologia indígena
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:bem-estar | cultura | diálogo | Multiplicação Dialógica | Psicologia Indigena | Saúde | Psicologia indígena

Resumo

O objetivo deste projeto é aprofundar a compreensão de concepções, práticas e ambientes de saúde e bem-estar, emergentes na processualidade das ações da Rede de Atenção à Pessoa Indígena (Rede Indígena, Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, Brasil), que desde 2012 articula diálogos entre comunidades indígenas e comunidades acadêmicas. Serão mapeadas concepções de saúde e bem-estar através de uma análise dialógica da documentação pública de mais de 10 anos da Rede Indígena. À medida que novos projetos são elaborados no contexto das atividades de cultura e extensão universitária vinculadas à Rede, (1) cada atividade resultará em relatórios públicos escritos em colaboração com as comunidades indígenas explicitando as metas, procedimentos e resultados alcançados; (2) serão produzidos relatórios institucionais de participação nas atividades; (3) especialistas indígenas serão convidados a participar de eventos públicos na Universidade e a colaborar em produções acadêmicas em coautoria. Estas 3 categorias de produtos, em conjunto com outros documentos públicos produzidos no contexto da extensão universitária, serão analisadas como enunciados, considerando os referentes de conteúdo semântico e aspectos expressivos, refletindo o posicionamento dos participantes da Rede no campo-tema da saúde e bem-estar. A abordagem dialógica da comunicação considera a multiplicidade de percepções e interpretações subjetivas quando as pessoas se comunicam. É esperado que haja tensões entre os múltiplos posicionamentos, bem como caminhos criativos para contornar barreiras e para construção de fronteiras em que a colaboração entre indígenas e acadêmicos se torna viável e desejável. A análise e discussão dos resultados deve contribuir para a ampliação e aprofundamento de parcerias entre comunidades indígenas e acadêmicas, em projetos voltados à saúde e bem-estar.

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