O Japão, a ambiguidade e nós: o corpo japonês e o Butô de Yumiko Yoshioka
Uma arquitetura do grotesco no corpo em cena: maeyerhold, hijikata e os corpos que...
A politização de estratégias comunicativas do corpo em experiências performáticas
Processo: | 23/00830-5 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Mestrado |
Data de Início da vigência: | 01 de setembro de 2024 |
Data de Término da vigência: | 31 de maio de 2025 |
Área de conhecimento: | Linguística, Letras e Artes - Artes - Dança |
Pesquisador responsável: | Michiko Okano |
Beneficiário: | Daniel Ribeiro Fernandes Aleixo |
Instituição Sede: | Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil |
Assunto(s): | Butô Japão Surrealismo |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Butô | Contracultura japonesa | dança | Fabulação | Japão | Surrealismo | Contracultura japonesa |
Resumo A presente pesquisa desenvolve a relação entre o Surrealismo japonês e a dança das trevas (ankoku buto), expondo as afinações entre ambos a partir das reflexões de Shuzo Takiguchi, poeta e bastião do Surrealismo nipônico, acerca do proceder artístico de Tatsumi Hijikata, criador da dança but¿. O primeiro capítulo é dedicado ao exame do trajeto do movimento surrealista do Ocidente para o Japão, assim como o da dança, seguido de um prólogo para Takiguchi e Hijikata. Os demais capítulos dividem a relação pessoal e profissional do dançarino e do poeta em três momentos: primeira experiência, maturação e desfecho. Por fim, busca-se comprovar o caráter fabulatório da dança buto, o que justifica sua perpetuação, assim como do Surrealismo enquanto cosmovisão, mesmo após a atualização das urgências de suas épocas. | |
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