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Teste de criatividade figural infantil: investigação da precisão de avaliadores e estabilidade temporal

Processo: 24/09673-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de setembro de 2024
Vigência (Término): 31 de agosto de 2025
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Fundamentos e Medidas da Psicologia
Pesquisador responsável:Tatiana de Cássia Nakano
Beneficiário:Paloma do Nascimento Vilvert
Instituição Sede: Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão. Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Avaliação   Psicologia positiva   Testes psicológicos   Avaliação psicológica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:avaliação | Potencial criativo | Psicologia Positiva | qualidades psicometrias | Testes Psicológicos | avaliação psicológica

Resumo

Dada a importância da criatividade em diferentes contextos, sua avaliação vem se mostrando foco de interesse de pesquisadores nacionais e internacionais. Consequemente, uma grande amplitude de medidas de avaliação pode ser encontrada no contexto internacional, sendo que, no Brasil, importante lacuna ainda é encontrada na temática. O país conta, no momento, com somente um teste para avaliação desse construto, O Teste de Criatividade Figural Infantil (TCFI), para uso em crianças. No entanto, considerando-se os prazos ditados pelo Conselho Federal de Psicologia e as exigências apresentadas na Resolução 31/2022, novos estudos devem ser conduzidos com os testes aprovados no Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (Satepsi) a cada 15 anos. O referido teste foi aprovado em 2010, sendo que, em 2025, novos estudos de investigação das evidências de validade e precisão deverão ser apresentados a fim de que o teste continue aprovado para uso profissional. Assim, o presente estudo se propõe a avaliar dois tipos de precisão: precisão de avaliadores e estabilidade temporal. No primeiro tipo, as respostas de cerca de 100 crianças ao TCFI serão avaliadas por juízes independentes. No segundo estudo, cerca de 100 crianças responderão ao mesmo instrumento duas vezes, com intervalo de 15 dias entre as aplicações. Os resultados serão comparados. Em ambos os casos, a correlação de Spearman será utilizada, esperando-se que o valor seja igual ou superior a r = 0,60. São esperados resultados favoráveis e que atendam aos requisitos mínimos do Satepsi para o tipo de qualidade psicométrica investigada, de modo a contribuir para os novos estudos com o instrumento.

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