Busca avançada
Ano de início
Entree

Teoria das ondas dispersivas de choque considerando a não linearidade non-Kerr, dissipação fraca e geometria cilíndrica.

Processo: 23/17459-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2024
Vigência (Término): 31 de março de 2028
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física Atômica e Molecular
Pesquisador responsável:Arnaldo Gammal
Beneficiário:Luís Filipe Calazans de Brito
Instituição Sede: Instituto de Física (IF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Condensado de Bose-Einstein   Equação de Gross-Pitaevskii
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:condensado de Bose-Einstein | equação de Gross-Pitaevskii | Equações não lineares não integráveis | Ondas dispersivas de choque | Teoria da modulação de Whitham | Condensados de Bose-Einstein

Resumo

Vamos considerar estruturas de ondas não lineares evoluindo a partir de pulsos iniciais intensos através da formação de ondas dispersivas de choque. Essas estruturas são observadas em vários meios, incluindo ondas na água, condensados de Bose-Einstein (BECs), plasma e fibra óptica. Até agora a teoria das ondas dispersivas de choque tem sido desenvolvida principalmente para meios não dissipativos, onde a dinâmica das ondas é descrita por equações completamente integráveis, como a equação de Kortweg-de Vries ou a equação não linear de Schrodinger (NLS). Nesse trabalho vamos considerar a generalização da teoria para sistemas descritos por equações não-integráveis. Primeiro, discutiremos a evolução de uma descontinuidade governada pela equação de Kortweg-de Vries modificada, que pode ser obtida como uma aproximação da equação de Gross-Pitaevskii para BEC com dois componentes, em nossa abordagem vamos levar em conta uma pequena viscosidade de Burgers. Segundo, desenvolveremos um método para calcular o número de solitons produzidos a partir de um pulso intensivo quando sua evolução é descrita pela equação não linear de Schrodinger generalizada (Gross-Pitaevskii) com a não linearidade non-Kerr. Terceiro, vamos considerar o papel da geometria cilíndrica na evolução de ondas dispersiva de choque, esse problema é importante para compreender a dinâmica de condensados de polaritons. As soluções desses problemas serão uma importante contribuição ao campo da física não linear moderna.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)