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Efeitos do número de Reynolds na aerodinâmica não-estacionária e aeroacústica de pás estáticas e rotativas

Processo: 24/12707-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2024
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2024
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Aeroespacial - Aerodinâmica
Pesquisador responsável:William Roberto Wolf
Beneficiário:Bernardo Luiz Rocha Ribeiro
Supervisor: Francesco Avallone
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Local de pesquisa: Politecnico di Torino, Itália  
Vinculado à bolsa:23/08768-7 - Simulações de alta fidelidade de configurações de rotores: Análise da aerodinâmica não-estacionária e aeroacústica, BP.PD
Assunto(s):Aeroacústica   Turbulência   Dinâmica dos fluidos computacional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aeroacústica | Aerodinâmica não-estacionária | transição | turbulência | dinâmica dos fluidos computacional

Resumo

O objetivo principal deste trabalho consiste na investigação da aerodinâmica não-estacionária e da aeroacústica de aerofólios estáticos e configurações de rotores. Assim, este trabalho encontra aplicações no projeto, otimização e controle de ruído gerado por helicópteros, turbinas eólicas, ventiladores industriais e sistemas de refrigeração, além de novos conceitos de mobilidade aérea urbana. Simulações numéricas de alta fidelidade serão realizadas utilizando o método de lattice Boltzmann (LBM, do inglês lattice Boltzmann method), uma vez que ele permite a investigação aerodinâmica e aeroacústica de configurações complexas de rotores a custos reduzidos quando comparado com métodos de CFD que resolvem as equações de Navier-Stokes. Escoamentos em diferentes números de Reynolds serão investigados onde bolhas de separação laminar ocorrem. Essas bolhas são responsáveis pelas modulações de frequência e amplitude das instabilidades da camada de cisalhamento que são transportadas e, posteriormente, causam espalhamento acústico no bordo de fuga das pás, levando a uma radiação de ruído intensa. Vários números de Reynolds serão investigados para os quais as camadas limites apresentam transição e turbulência. Nesses casos, a intermitência tem um papel importante na geração de ruído, e técnicas de pós-processamento baseadas em decomposição modal de escoamento serão empregadas para fornecer informações sobre as estruturas coerentes responsáveis pela geração de ruído, incluindo seu conteúdo de frequência e suporte espacial.

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