Bolsa 24/09421-3 - Alfabetização, Aprendizagem - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Narrar e (sobre)viver em processos de ensinaraprender: pesquisar em movimentos formativos nos/dos/com os cotidianos escolares - Leitura e Escrita e Ciências

Processo: 24/09421-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Ensino Público
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2024
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2025
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Acordo de Cooperação: Secretaria de Educação do Estado de São Paulo
Pesquisador responsável:Guilherme do Val Toledo Prado
Beneficiário:Miria Ferreira Braga
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:22/06842-2 - Narrar e (sobre)viver em processos de ensinaraprender: pesquisar em movimentos formativos nos/dos/com os cotidianos escolares, AP.EP
Assunto(s):Alfabetização   Aprendizagem   Ciência   Cotidiano escolar   Ensino   Narrativa
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alfabetização | aprendizagem | ciências | cotidiano escolar | ensino | Narrativa | Ensino e Formação de Professores

Resumo

O presente projeto, que será desenvolvido na EMEF/EJA Padre Leão Vallerie (Campinas/SP), tem como objetivo potencializar a produção e sistematização de conhecimentos e saberes sobre a organização do trabalho pedagógico, as práticas instituintes e os aprendizados dos/as estudantes no atravessamento (inter/trans)disciplinar e coletivo, envolvendo leitura e escrita, ciências, educação física e arte. Tal proposta se justifica tanto pelos conhecimentos acumulados nas áreas citadas como pela condição de trabalho docente na escola, também decorrente do retorno de trabalho presencial, pós-isolamento social decorrentes da pandemia de COVID-19. O projeto foi elaborado em colaboração com as profissionais da escola parceira e envolverá a participação de professoras/es e estudantes do ensino fundamental e professoras/es e estudantes da universidade. Decorrente do objetivo exposto, a centralidade dos processos de ensinaraprender estarão voltados para a comunidade de estudantes da escola e a comunidade de estudantes do curso de Pedagogia de uma universidade pública, em estreita relação. A metodologia de pesquisa será baseada nas abordagens narrativas e (auto)biográficas. Nessa perspectiva, os processos investigativos e formativos acontecem em diálogo e acontecem em diálogo, na mediação entre escola e universidade, para a produção e fortalecimento de práticas educativas outras. Pretende-se contribuir com o desenvolvimento de práticas pedagógicas nas áreas anteriormente citadas, voltadas para uma formação humana integral de estudantes do ensino fundamental na modalidade regular e na educação de jovens e adultos (EJA), bem como estreitar o diálogo formativo entre os/as profissionais das redes públicas de ensino e a formação de professores/as na universidade. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)