Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise estrutural e ultraestrutural do desenvolvimento embrionário do siluriforme Rhamdia quelen (Quoy & Gaimard, 1824).

Processo: 24/09237-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de setembro de 2024
Vigência (Término): 31 de agosto de 2025
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Zoologia Aplicada
Pesquisador responsável:Alexandre Ninhaus Silveira
Beneficiário:Denise de Souza Santos
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia (FEIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ilha Solteira. Ilha Solteira , SP, Brasil
Assunto(s):Embriogênese   Morfologia   Peixes
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:embriogenese | jundiá | Morfologia | Peixe | Embriologia de peixes

Resumo

A espécie Rhamdia quelen é um peixe da ordem dos Siluriformes, família Heptapteridae, se distribui amplamente pela América do Sul, com grande importância ecológica e para a aquicultura. Seu período reprodutivo é de agosto a março. É uma espécie reofílica, tendo seus estoques naturais afetados pela construção de barragens e represas. Assim, este estudo tem como objetivo analisar e descrever morfo-temporalmente todas as alterações estruturais ocorridas durante embriogênese de R. quelen, a nível estrutural e ultra estrutural, contribuindo para a ampliação do conhecimento sobre a biologia reprodutiva da espécie, auxiliando nos estudos sobre a preservação da espécie, como para a reprodução em cativeiro. Para este experimento, embriões serão obtidos por meio de reprodutores adultos e maduros, pertencentes ao Setor de Aquicultura, da UNESP, Campus de Botucatu. Após a fecundação dos oócitos, os ovos serão colocados em incubadoras verticais. As coletas serão realizadas, a partir do momento da fertilização a cada 15 min nas primeiras 2h de embriogênese, após, a cada hora, até a eclosão das larvas. Os embriões de R. quelen serão fixados em uma solução de glutaraldeído 2,5%, em tampão fosfato de sódio 0,1M, pH 7,3. Para o estudo de sua estrutura ontogenética inicial, amostras dos embriões fixados serão selecionadas em cada fase embrionária, incluídos em historesina, submetidos à microtomia, corados e analisados sob microscopia de luz. Para análise sob microscopia eletrônica de varredura, serão pós-fixados em tetróxido de ósmio 0,5%, desidratados em etanol, secos em aparelho de ponto crítico, e cobertas com película de ouro em um metalizador. Os resultados deste trabalho serão organizados sobre a forma de um trabalho para conclusão do curso de graduação da aluna, e publicado sob a forma de artigo científico em periódico indexado e de alto impacto para divulgação do conhecimento obtido.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)