Bolsa 23/14776-2 - Educação em enfermagem, Fundação Rockefeller - BV FAPESP
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As Damas de Toronto: Filantropia Científica, efeito demonstração ou imperialismo Norte Americano nos anos 1940?

Processo: 23/14776-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2024
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2025
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem
Pesquisador responsável:Luciana Barizon Luchesi
Beneficiário:Luciana Barizon Luchesi
Pesquisador Anfitrião: Dominique Avril Klakoski
Instituição Sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: University of Virginia (UVa), Estados Unidos  
Assunto(s):Educação em enfermagem   Fundação Rockefeller   História da enfermagem
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação em enfermagem | Enfermagem | Fundação Rockefeller | História da Enfermagem | História da Enfermagem

Resumo

Introdução: O ensino de enfermagem no Brasil teve sua primeira iniciativa em 1890. Desde então, outras oito iniciativas ocorreram até 1918. Não foi um processo organizado; o objetivo era prestar melhores cuidados e responder aos avanços da ciência. Os modelos de formação eram diversos: Nightingaleano, Francês, Cruz Vermelha. Contudo, a chegada da Fundação Rockefeller e a organização de uma Escola de Enfermagem, sob modelo anglo-americano, em 1923, remodelaram o ensino de enfermagem brasileiro. Fez parte dos esforços internacionais as Comissões da Fundação Rockefeller para promover o acesso à educação profissional sob uma ideia de filantropia científica de saúde pública e medicina científica. A Fundação também esteve envolvida no desenvolvimento de uma Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo Brasil, com bolsas para educadoras sanitárias brasileiras: Maria Rosa Sousa Pinheiro, Zilda de Almeida Carvalho, Lucia Jardim e Glete de Alcântara (1940-1944, denominada como "Damas de Toronto"). Suas carreiras ajudaram a enfermagem brasileira a alcançar níveis mais elevados de profissionalismo, mas poucos estudos abordaram seu processo de profissionalização. Objetivo: Analisar a trajetória das "Damas de Toronto" desde a Escola de Enfermagem de Toronto até seus papéis na liderança da enfermagem brasileira através das lentes da influência da enfermagem norte-americana. Material e Métodos: Estudo histórico-social utilizando a abordagem da Micro-História. As fontes primárias são documentos das Escolas de Enfermagem da Universidade de São Paulo, Fundação Rockefeller, Universidade de Toronto e outras coleções. Artigos, livros, teses sobre História do Brasil, Fundação Rockefeller, História da Enfermagem no Brasil, constituem fontes secundárias. Análise: A análise inclui o exame dos dados em seu contexto, estabelecendo conexões entre variáveis dentro de uma perspectiva crítica para escrever a narrativa histórica.

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