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Lógica e método nas obras kantianas de 1760 a 1766

Processo: 24/09168-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2024
Vigência (Término): 30 de junho de 2025
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia - História da Filosofia
Pesquisador responsável:Pedro Paulo Garrido Pimenta
Beneficiário:Pedro Casalotti Farhat
Supervisor: Gabriele Gava
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa: Università degli Studi di Torino (UNITO), Itália  
Vinculado à bolsa:22/03890-6 - Lógica, método e metafísica na Filosofia kantiana entre 1760 e 1770, BP.DR
Assunto(s):Immanuel Kant
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Immanuel Kant | logic | method | Pre-critical philosophy | Filosofia kantiana

Resumo

O projeto propõe uma investigação da relação entre lógica e método nas obras pré-críticas de Kant de 1760 até 1766. Embora essa relação seja mais amplamente reconhecida na obra crítica de Kant, particularmente na Crítica da Razão Pura (1781/1787), seus trabalhos anteriores também abordavam questões lógicas relacionadas à metafísica e ao seu método. Portanto, vale a pena explorar essa tendência em detalhe. Em vez de considerar a Crítica como uma conclusão inevitável, os textos pré-críticos serão examinados por si mesmos e no contexto da tradição filosófica alemã, bem como de outros autores europeus referenciados por Kant. Compreender a concepção pré-crítica da lógica requer seguir as ideias de Kant sobre o método, que originalmente pertenciam à lógica, mas se mostraram fundamentais para a metafísica. Apesar de sua natureza aparentemente formal, tanto a lógica quanto a metodologia envolvem pressupostos metafísicos que Kant discute ao longo do período pré-crítico. Isso exige um novo vocabulário e uma reconsideração do status da investigação filosófica, levando a um novo estilo de exposição filosófica e a uma concepção mais ampla de método. Esse método não é apenas um conjunto de regras a serem seguidas, mas sim uma "forma de pensar" que inclui procedimentos como observação, analogia, explicação, análise, descrição e até mesmo conjectura.

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