Busca avançada
Ano de início
Entree

Aplicação do instrumento de avaliação da produção em língua de sinais (NarVaL - Prod Libras) e desdobramentos

Processo: 24/10098-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de agosto de 2024
Vigência (Término): 31 de outubro de 2025
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Cristina Broglia Feitosa de Lacerda
Beneficiário:Thaina Gomes dos Santos
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:23/08589-5 - Avaliação de narrativas em Libras (língua brasileira de sinais) para alunos surdos do Ensino Fundamental: formação, aplicação e implicações pedagógicas, AP.R
Assunto(s):Educação de pessoas com deficiência auditiva   Educação especial
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação de surdos | Educação Especial | línguas de sinais | narrativa em língua de sinais | Educação de Surdos

Resumo

As referências ao desempenho narrativo de crianças surdas em Libras são bastante escassas, e quando encontradas o descrevem em meio a outras atividades de comunicação, sem que um estudo específico dirigido à narratividade esteja presente. Dessa maneira, defende-se a importância de realizar estudos que avaliem especificamente a produção de discursos narrativos em Libras e a compreensão de discursos narrativos em Libras, como forma de melhor conhecer aspectos do desenvolvimento de linguagem e língua desses alunos. Os instrumentos de avaliação precisam ter um formato acessível, serem desenhados e pensados da perspectiva da Libras em seu funcionamento discursivo. Dessa maneira, esse projeto de iniciação científica, integrante do projeto maior "Avaliação de narrativas em Libras (língua brasileira de sinais) para alunos surdos do Ensino Fundamental: formação, aplicação e implicações pedagógicas" tem o objetivo de contribuir na aplicação de um instrumento de avaliação da produção em língua de sinais (NarVaL - Prod Libras) e sistematização dos dados advindos do instrumento relativo às habilidades produtivas/expressivas de estudantes surdos em língua de sinais. Nessa perspectiva, espera-se que esse estudo possa contribuir com o processo de ensino-aprendizagem de alunos surdos, já que têm a potencialidade de possibilitar ao professor refletir sobre os níveis de compreensão/expressão em relação à língua de sinais e, a partir deles, pensar em estratégias e práticas pedagógicas que atendam às dificuldades de seus alunos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)