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Application of actuator disc theory to tandem propellers

Processo: 24/08051-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2024
Vigência (Término): 30 de junho de 2025
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Aeroespacial - Aerodinâmica
Pesquisador responsável:Roberto Gil Annes da Silva
Beneficiário:Enrico Mazuco
Instituição Sede: Divisão de Engenharia Aeronáutica (IEA). Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Ministério da Defesa (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Empresa Sede:Ministério da Defesa (Brasil). Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Divisão de Engenharia Mecânica (IEM)
Vinculado ao auxílio:21/11258-5 - Centro de Pesquisa em Engenharia para a Mobilidade Aérea do Futuro (CPE-MAF), AP.PCPE
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aerodinâmica | Disco Atuador | Helices em tandem | Aerodinâmica de rotores

Resumo

Este trabalho de iniciação científica tem como objetivo o estudo de métodos de analise aerodinâmica aplicado ao projeto de hélices tandem. O o arranjo específico de hélice tandem discutido será de duas hélices operando uma atrás da outra, no mesmo eixo com a mesma velocidade e sentido de rotação, em uma configuração conhecida como hélices co-rotativas. Hélices tandem em condições de co-rotação são tradicionalmente usadas em aplicações marítimas, ou seja, sob diferentes números de Reynolds e na ausência de efeitos de compressibilidade do escoamento. Oprocedimento de projeto específico sob investigação será para a unidade tandem operando em escoamento uniforme. A unidade de hélice tandem projetada usando este método será construída para investigação experimental em túnel de vento, em condições de escoamento livre conhecidas. Os dados de desempenho computados são a base de comparaçãopara demonstrar a viabilidade de configurações de hélices tandem em termos de eficiência de empuxo quando comparando com uma única hélice nas mesmas condições operacionais.

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