Busca avançada
Ano de início
Entree

Riscos, danos e oportunidade em jogos digitais

Processo: 24/02827-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 20 de agosto de 2024
Vigência (Término): 04 de janeiro de 2025
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Tratamento e Prevenção Psicológica
Pesquisador responsável:Ivelise Fortim
Beneficiário:Ivelise Fortim
Pesquisador Anfitrião: Sonia Livingstone
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa: University of London, Inglaterra  
Assunto(s):Jogos digitais   Jogos de computador
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cybersegurança | jogos digitais | Oportunidades Online | proteção de crianças e adolescentes | Riscos e danos online | videogames | Proteção de crianças e adolescentes

Resumo

O brincar infantil, fundamental para o desenvolvimento, passou por transformações com os jogos digitais. Nesse contexto, surgem preocupações sobre riscos, como transtorno de jogo, discurso de ódio e interações prejudiciais. O brincar não é apenas individual; está inserido em um ecossistema influenciado por atores e fatores sociais e culturais. Os jogos digitais fazem parte desse ecossistema, mas o uso pode proporcionar oportunidades, riscos e danos a crianças e adolescentes. O objetivo da pesquisa é uma proposição teórica sobre riscos, danos e oportunidades em jogos digitais, mapeando responsabilidades dos atores e levantando variáveis relevantes para a transformação dos riscos em danos. O método inclui revisão de literatura e entrevistas com especialistas. Os resultados esperados contribuirão para diretrizes educacionais e políticas públicas, promovendo o uso seguro e responsável de jogos digitais e esclarecendo as responsabilidades dos envolvidos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)