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Quem tem direito ao orgulho de ser leitor?representações da leitura enunciadas por estudantes da educação de jovens e adultos (eja) no brasil

Processo: 24/06355-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2024
Vigência (Término): 30 de setembro de 2025
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Luzmara Curcino Ferreira
Beneficiário:Andrei Cezar da Silva
Supervisor: Judith Lyon-Caen
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Local de pesquisa: École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), França  
Vinculado à bolsa:22/11896-4 - O orgulho de ler: uma análise discursiva do que enunciam estudantes da educação de jovens e adultos (eja) sobre a leitura, BP.DR
Assunto(s):Educação de jovens e adultos   Análise do discurso
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Discursos sobre a leitura | Educação de Jovens e Adultos | História e Emoções | Orgulho de ser leitor | Análise do Discurso

Resumo

Este projeto de estágio no exterior é parte integrante da pesquisa de doutorado em curso, intitulada "O Orgulho de ler: Uma análise discursiva do que enunciam estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) sobre a leitura", cujoobjetivo é buscar contribuir com a análise dos discursos sobre a leitura no Brasil, analisando as formas segundo as quais sujeitos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), ao falarem de si como leitores, ao declararem seus gostos, hábitos e opiniões a respeito dessa prática, expressam também certas emoções condizentes com os protocolos que em geral se impõem quando se fala da leitura. Segundo Curcino (2020; 2022), não équalquer emoção que se enuncia quando se fala da leitura ou de si como leitor e não é de qualquer modo que isso é enunciado. Com base nesse pressuposto, partimos nesta nossa pesquisa da hipótese segundo a qual sujeitos provenientes de camadas populares, que não tiveram acesso precoce e de qualidade a práticas culturais de prestígio, como a da leitura, e que não puderam se beneficiar de uma escolaridade regular, na idade certa, tendo sido obrigados a abandonar a escola regular, e tardiamente regressarem ao ensino formal via EJA, podem não se considerar leitores legítimos, de modo a não se manifestarem de forma orgulhosa em relação a sua condição leitora. É essa hipótese que visamos verificar, por meio da constituição e análise de um corpus de enunciados provenientes de respostas a um questionário e a uma entrevista semiestruturada, relativos à leitura, obtidas junto a alunos do EJA. Para isso, nos apoiamos em princípios da Análise do Discurso, da História Cultural da leitura e da História das sensibilidades ou emoções. Contaremos, nesse estágio, com a supervisão da Profa Dra JudithLyon-Caen, docente na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS-França), pesquisadora do Centre de Recherches Historiques (CRH) e membro do Groupe de Recherches Interdisciplinaires sur l'Histoire du Littéraire (GRIHL), reconhecida porsuas pesquisas em história da leitura, da escrita e da literatura francesas, e por suas análises de seus usos sociais e políticos, especialmente durante os séculos XIX e XXI. Suas pesquisas se voltam ainda para as formas de apropriação dessas práticas culturais por membros de grupos sociais alijados dessas práticas, como as mulheres, ou alijados da História dessas práticas, como os artesãos franceses, entre outras comunidadesleitoras do povo, de origem popular. Sua supervisão, seus seminários e a interlocuçãoque por seu intermédio poderemos estabelecer com os demais pesquisadores da rede de pesquisa que ela coordena e na qual atua, serão fundamentais para a obtenção de melhores resultados em nossa pesquisa de doutorado em curso voltada para adepreensão das representações de práticas de leitura compartilhadas por uma comunidade de origem popular e ainda sem lugar na história da leitura no Brasil. A ocasião dessa supervisão também será fundamental para a criação de possibilidades de intercâmbio interinstitucional e internacional entre os pesquisadores do LIRE (UFSCar-Brasil) e do GRIHL (EHESS-França).

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