Busca avançada
Ano de início
Entree

Herdabilidade do epifitismo e aspectos fisiológicos de gametófitos de vida livre e epífitos de Gracilaria caudata (Rhodophyta, Gracilariales): linhagens selvagem e verde.

Processo: 24/06640-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de agosto de 2024
Vigência (Término): 30 de setembro de 2024
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Botânica Aplicada
Pesquisador responsável:Estela Maria Plastino
Beneficiário:Karen Raquel Oliveira de Queiroz
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:21/12806-6 - Algas gracilarioides (Rhodophyta): seleção de linhagens, aspectos reprodutivos e expressão gênica, AP.R
Assunto(s):Gracilaria   Algologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Gracilaria | Histórico de vida | Ficologia

Resumo

Este projeto está vinculado a uma linha de pesquisa iniciada em nosso laboratório, bem como em âmbito nacional, relacionada ao conhecimento da diversidade intraespecífica de algas marinhas, incluindo abordagens sobre reprodução, fisiologia e genética. Duas espécies de algas gracilarioides (Gracilariales, Rhodophyta), amplamente distribuídas na costa brasileira, são incluídas no atual projeto: Gracilaria caudata e Gracilariopsis tenuifrons. Pretende-se, para Gracilaria caudata: i, selecionar linhagens com maior vigor vegetativo para futuras aplicações, como cultivos integrados e testes de maricultura; ii, dar continuidade às investigações sobre aspectos do histórico de vida, relacionados à germinação de tetrásporos sobre tetrasporófitos em variante de cor verde e linhagem selvagem investigando-se a possível herdabilidade do epifitismo; e iii, avaliar comparativamente aspectos fisiológicos, como taxas de crescimento, parâmetros da fotossíntese e composição pigmentar, de gametófitos de vida livre e epífitos em tetrasporófitos parentais levando-se em consideração a coloração do talo (vermelha ou verde). Quanto à Gracilariopsis tenuifrons, pretende-se avaliar respostas genéticas frente ao estresse térmico pela análise do transcriptôma. A análise global dessas investigações deve ampliar o conhecimento sobre a diversidade intraespecífica das espécies selecionadas. Deve ainda permitir interpretações sobre as vantagens adaptativas da ocorrência do epifitismo em tetrasporófitos e possibilitar a seleção de linhagens que possam vir a ser utilizadas em aplicações práticas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)