Busca avançada
Ano de início
Entree

Racismo acadêmico, Epistemicídio e Cotas raciais.

Processo: 24/00336-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2024
Vigência (Término): 30 de junho de 2025
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia - Ética
Pesquisador responsável:Yara Adario Frateschi
Beneficiário:Kezzy Dias Alves dos Santos
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Cota racial
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cotas Raciais | Epistemicídio | Estratégias afirmativas | Estratégias transformativas | Racismo Acadêmico | Sujeito de Conhecimento | Racismo, cotas raciais, relações raciais e pensamento brasileiro negro

Resumo

A presente pesquisa visa contribuir para uma compreensão das interconexões entre os conceitos de racismo acadêmico, conforme proposto por Sá Moreira, e epistemicídio, conforme elaborado por Sueli Carneiro, com a política de cotas raciais. Pretende-se investigar como esses elementos se entrelaçam e influenciam a exclusão e deslegitimação das pessoas negras como sujeitos legítimos de conhecimento. Para isso, a hipótese que vamos investigar é a de que o racismo acadêmico pode ser considerado efeito do epistemicídio. Nossa análise irá privilegiar os efeitos do epistemicídio no nível superior de formação, uma vez que ele opera abarcando todos os níveis de escolarização, enquanto o racismo acadêmico é restrito à universidade. Além disso, realizaremos uma análise de levantamentos de dados, com objetivo apontar de possíveis indicadores da persistência do racismo acadêmico e, portanto, do epistemicídio, mesmo após a implementação das cotas raciais. Tais levantamentos são referentes às produções acadêmicas sobre negritude na pós-graduação e à presença de estudantes negros nas universidades. Na terceira parte do projeto, é explorada a proposta de José Jorge de Carvalho das cotas raciais como uma possível resposta eficaz ao racismo acadêmico, especialmente quando ampliadas. Sob essa perspectiva, nossa análise visa avaliar a eficácia das cotas raciais nas universidades, vinculando-as às abordagens de estratégias afirmativas e transformativas. Pretendemos explorar como as cotas raciais enfrentam os desafios potenciais associados ao racismo acadêmico e ao epistemicídio.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)